Como conter a erosão de seu terreno

A vegetação nativa de um solo em declive ou aclive é que controla a erosão,  quando a retiramos estamos  acabando com a proteção natural do terreno. As raízes se fixam no solo e retiram dela água e nutriente para crescer. Não havendo ambiente propício para o crescimento da vegetação torna-se uma terra seca.

O primeiro sinal é o aparecimento de canais na terra por onde escoam todos os nutrientes do solo tornando-a improdutiva. Quando a chuva cai num solo impermeável, a terra não consegue absorver, fazendo com que a água corra pela superfície causando a erosão cada vez maior conhecida como voçoroca.

Para conter a velocidade da água devemos construir canaletas no topo, uma estrutura tipo escada e plantio de arbustos para ancoragem do solo. Mas não podemos esquecer que as plantas devem  ser  próprias para esse tipo de  terreno.

Primeiramente devemos manter a qualidade do solo, plantar grama ajuda na contenção e sempre que possível planta nativa. A grama mais indicada para esses terrenos são a Esmeralda e a Batatais.

Se o declive for muito acentuado em lugar da grama devemos  plantar forrações que rapidamente cobre o terreno e não necessita de muita manutenção. Como exemplo tem a grama amendoim, hera e grama preta.

Tomando os devidos cuidados a terra retém os nutrientes que conservam o verde do seu terreno.

 

 Imagem:revistacasaeconstrucao

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *