Você sabe separar o lixo e onde colocá-lo?

A reciclagem depende da consciência de nós consumidores, pois somos fundamentais no processo de separação: do que vai ou não vai para a reciclagem. Sem que a separação seja feita, não há o que reciclar.

O ideal é você ter em casa o cesto de reciclagem que normalmente tem as cores específicas para cada tipo de material. Aparentemente, essas cores podem resolver o problema, mas apenas em parte. Nem todo papel ou plástico, por exemplo, pode ir para a reciclagem. Vamos detalhar então o nosso lixo.

As cores são:

  • Azul para papel;
  • Vermelho para plásticos;
  • Amarelo para metais;
  • Verde para vidro.

PAPÉIS: jornais, revistas, cartões, envelopes, folhas de caderno, papéis de computador, embalagens de ovo, papelão e caixas. Em todos esses casos, o processo de reciclagem é possível. As fotografias, papéis metalizados, plastificados, papéis de fax, papéis com cola, como as fitas adesivas, têm limitações no processo de reciclagem. Além disso, os sujos, como guardanapos ou papéis higiênicos, devem ir para os aterros sanitários junto com o lixo orgânico.

PLÁSTICOS: garrafas de refrigerante, copinhos e saquinhos plásticos, frascos de shampoo e detergente, embalagens de margarina e material de limpeza, canos, brinquedos sem partes metálicas e tubos. Cabos de panela, tomadas e produtos de acrílico, em geral, não têm processo para reciclagem.

METAIS: latinhas de aço (como as de óleo de cozinha), latinhas de alumínio, panelas, pregos, fios, arames, sucatas de automóveis. Há limitações no caso de clips, grampos, esponjas de aço, latas de tinta ou com materiais tóxicos, como a gasolina.

VIDROS: copos, potes, frascos e cacos vão para o lixo reciclável. Já espelhos, fibras de vidro, lâmina, porcelana, cerâmica, tubos de TV, vidro temperado (como os pratos duralex) e ampolas de remédio não podem ser reciclados.

E se eu não souber, ou jogar o lixo no cesto errado?
Você já viu que é muita coisa para saber, não é? Mas não desanime. No caso de você não souber, ou colocar no recipiente errado, não tem problema, a separação doméstica é apenas a primeira triagem.

O uso da reciclagem doméstica é um bom começo e uma ótima oportunidade de conscientização da importante tarefa de reduzir os nossos impactos no planeta! Não perca tempo!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *