E se a floresta acabar?

O desmatamento é um processo que ocorre no mundo todo devido ao crescimento das cidades, ao crescimento populacional e ao desenvolvimento das indústrias gerados pelo crescimento econômico e produtivo, colocando em risco fundamentalmente regiões compostas por florestas. Áreas enormes de matas são derrubadas para a construção de condomínios, pólos industriais e rodovias que cruzam o país, provocando a derrubada de grandes faixas de florestas. Este problema não é exclusivo do nosso país. No mundo inteiro o desmatamento ocorreu e ainda está ocorrendo, principalmente nos países em desenvolvimento, como China e Rússia.

De acordo com o artigo publicado pelo Ambiente Brasil, o desmatamento e as queimadas da região Amazônica constituíram as mais sérias preocupações dos ambientalistas nas últimas décadas, por acarretar desequilíbrios imprevisíveis ao ambiente, com consequências desconhecidas. A extração ilegal de madeira, o desmatamento para uso alternativo do solo, sobretudo para a formação de extensas pastagens e plantios agrícolas formam a maior ameaça às florestas. A destruição da Amazônia, a maior das florestas primárias remanescentes do mundo é assustadora. Somente nos últimos quatro anos mais de 77 mil km2 – uma área um pouco maior do que os Estados do Rio Grande do Norte e Sergipe juntos – foram devastados.

Veja abaixo algumas consequências geradas pelo desmatamento:

  • Destruição da Biodiversidade
  • Genocídio e etnocídio das nações indígenas
  • Erosão e empobrecimento dos solos
  • Enchente e assoreamento dos rios
  • Diminuição dos índices pluviométricos
  • Elevação das temperaturas
  • Desertificação
  • Proliferação de pragas
  • Extinção de nascentes

A consciência ambiental vem alertando as pessoas para a necessidade de uma preservação ambiental. Embora ainda existam diversos problemas ambientais, já se verifica uma diminuição significativa em comparação com o passado. As matas e florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta  e para o bom funcionamento climático, por isso, tome consciência destes problemas e passe a diante estas informações!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *