Entulho para a reciclagem!

A grande quantidade de entulho originado nas construções demonstra um enorme desperdício de material, que poderia ter outros fins com a destinação e reciclagem corretas. O custo deste desperdício interfere no aumento do custo final das construções como também nos custos de remoção e tratamento do entulho. Suas conseqüências geram a degradação da qualidade de vida urbana em aspectos como enchentes, poluição visual, proliferação de vetores de doenças, entre outros.

Os resíduos de construção e demolição consistem em concreto, estuque, telhas, metais, madeira, gesso, aglomerados, pedras, carpetes etc. E a sua maioria podem ser reciclados e reutilizados, tornando o custo da obra mais baixo.

Para resolver o problema do entulho é preciso organizar um sistema de coleta eficiente, minimizando o problema da deposição clandestina e estimulando o acesso para a deposição do material. A partir de uma coleta eficaz é possível inserir práticas de reciclagem para o seu reaproveitamento!

Algumas aplicações:

  • Alguns resíduos ou materiais possibilitam sua aplicação na construção civil de maneira abrangente, em substituição parcial ou total da matéria-prima utilizada como insumo convencional.
  • Grandes pedaços de concreto podem ser aplicados como material de contenção para prevenção de processos erosivos na orla marítima e das correntes, ou usado em projetos como desenvolvimento de recifes artificiais.
  • O entulho triturado pode ser utilizado em pavimentação de estradas, enchimento de fundações de construção e aterro de vias de acesso.

Com a reciclagem do entulho muitos benefícios são gerados; diminuição do depósito em locais inadequados, minimização da necessidade de extração de matéria-prima em jazidas e reduz-se, ainda, a necessidade de destinação de  áreas públicas para a deposição dos resíduos. O ideal é reduzir o volume e reciclar a maior quantidade possível do que for produzido!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *