Sala de espera, o seu cartão de visita!

Exatamente pela primeira impressão ser a que fica as salas que recepcionam os visitantes de empresas, clínicas e escritórios são tão importantes. Pequenos cuidados tornam o ambiente mais funcional e agradável e diminuem a ansiedade do cliente, por isso, aprenda alguns toques importantes na hora de decorar ou reformar a sala de espera:

  • Atenção com a acústica! Quem está sendo atendido não deve ser perturbado por ruídos da sala de espera e vice-versa. Se precisar de divisórias, use painéis de gesso, que isolam mais que os de madeira compensada e causam melhor impressão.
  • Procure manter alguma distância entre os sofás e as cadeiras para que os pacientes se sintam mais à vontade. Nada de juntar demais as pessoas.
  • Folhagens naturais dão mais vida ao ambiente. Use plantas especiais para ambientes fechados, que são fáceis de cuidar. Se o ambiente é pequeno, use duas ou três folhagens menores, como fícus ou árvore da felicidade.
  • Sofás e poltronas de couro são os móveis mais fáceis de conservar. Outra boa opção são os tecidos tratados contra sujeira e mofo que oferecem ótima resistência.
  • Os móveis e as bancadas para atendimento devem ser funcionais para conter todo material de trabalho, bem como possuírem ergonomia, contando com alturas reguláveis nas mesas e cadeiras evitando assim problemas de posturas e LER.
  • Distraia as crianças, elas merecem que você invista em um cantinho de recreio, com banquinhos ou pufes coloridos e baixos, brinquedos e revistas infantis.
  • Cuidado com as estampas, se optar por tecidos estampados nos móveis, aprenda a misturá-las da forma certa. Escolha estampas que tenham uma ou duas cores em comum.
  • Nas janelas use persianas e cortinas que acompanhem  as cores das paredes, em tom um pouco mais escuro. As persianas são mais práticas de limpar e há uma variedade enorme de cores e modelos: madeira, tecido, horizontais, verticais.
  • É importante usar cores que passem tranqüilidade, evitando a monocromia para que o ambiente não se torne cansativo.
  • Ao escolher piso frio (cerâmica, porcelanato, granito), é fundamental usar tapetes nas áreas de circulação próximas às poltronas para aquecer o ambiente. Não esqueça de prendê-los sob as mesas e sofás e de usar antiderrapantes na barra para evitar que eles levantem e possibilitem tropeções.
  • Já no uso de pisos quentes (tacos, carpetes, madeira) não necessitam de tapete – mas você pode colocar, se preferir. Se adotar carpete, escolha os de uso profissional. Eles têm tratamento antiácaros e mofo, são mais fáceis de limpar e conservar e feitos especialmente para áreas com grande movimentação de pessoas.

Proporcionar uma permanência agradável ao visitante é o principal objetivo da sala de recepção e espera. Fique atento aos pequenos detalhes e faça com que os visitantes tenham sempre uma ótima impressão do consultório, escritório ou empresa!

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