Como tornar as edificações acessíveis?

As cidades e edificações devem ser pensadas para dar acessibilidade a todos, mas na prática, nem sempre isso acontece.  Hoje ainda existem calçadas com larguras inferiores às normas da ABNT e prédios sem os equipamentos necessários para pessoas com deficiência.

O planejamento das edificações deve objetivar que a casa e o edifício sejam seguros e acessíveis em todas as etapas da nossa vida. Algumas adaptações simples podem, no entanto, tornar o trânsito pelos ambientes mais fáceis, veja algumas dicas:

  • Para as pessoas cegas, é indicada a colocação de um piso especial, com textura diferente, que funciona como um alerta para a presença de obstáculos ou que forma um caminho até o elevador ou a escada.
  • Os botões com leitura em braile e aviso sonoro informando em que andar o elevador está, dão mais independência ao deficiente visual.
  • Corrimãos são imprescindíveis em escadas e rampas. Muitas vezes, somente quando as pessoas envelhecem é que se dão conta da importância da acessibilidade, porque esses obstáculos passam a criar dificuldades também para elas.
  • Na cozinha e área de serviço é preciso garantir a aproximação da cadeira de rodas na pia e eletrodomésticos, como fogão e geladeira.
  • Nos quartos deve ter distancia mínima de 90cm de distância entre os móveis do cômodo. Além disso, uma área de giro de 1.50m permitirá que a pessoa dê um giro de 360 graus no espaço.
  • Os pisos devem ter superfície regular, firme, estável, antiderrapante, livre de barreiras ou obstáculos e inclinação transversal de até 2%. Recomenda-se a utilização de faixas de piso com textura e cores diferenciadas para facilitar a identificação do percurso pelas pessoas com deficiência visual.
  • Os sanitários devem ser localizados em lugares acessíveis, próximos à circulação principal e devidamente sinalizados com o Símbolo Internacional de Acesso.
  • As portas devem ter revestimento resistente a impactos provocados por bengalas, muletas e cadeiras de rodas e ter dispositivos para abrir e fechar com um único movimento, do tipo alavanca.

O acesso livre é um direito de todos e mudanças são necessárias!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *