Use produtos naturais na limpeza!

Nós utilizamos vários produtos de limpeza na hora de deixar a casa limpa. O problema é que muito desses produtos são químicos e muitas vezes tóxicos. Além de poderem causar irritações na pele, unhas ou mucosas, quando eles são descartados no esgoto, poluem os rios e o solo.

Mas será que esse exército de produtos potentes, com rótulos coloridos e cheirinho de limpeza, são realmente necessários? Não seria muito melhor para o meio ambiente se utilizássemos produtos naturais e biodegradáveis? A resposta é com certeza sim!

Para isso você irá precisar somente desses ingredientes:

  • Álcool
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Sabão glicerinado em barrra
  • Detergente neutro
  • Óleo de eucalipto e/ou de melaleuca
  • Essências naturais para perfumar
O álcool é o segundo solvente universal. O primeiro é claro, é a água, indispensável em qualquer limpeza. Use o álcool como desinfetante, removendo sujeiras em vasos sanitários, ou como polidor de talheres e vidro com um pano macio.
O vinagre branco (que também pode ser trocado por suco de limão), é um ácido fraco e pode ser usado para desinfetar vasos sanitários, bancadas  e pias de cozinha, limpa vidros e metais. Ele pode ser usado até mesmo como amaciante de roupas! Isso mesmo: 2 colheres de sopa na água de enxágue e suas roupas ficarão macias por mais tempo. Você pode adicionar gotas de essência natural a sua escolha.
Bicarbonato de sódio pode ser usado em combinação como vinagre para se tornar um poderoso agente de limpeza de banheiros. Como ele é abrasivo, ajuda a polir sem riscar. Polvilhe em um pano umedecido e passe nos espelhos das tomadas, portas de armário da cozinha, fogão, microondas e na geladeira. Ele também tira manchas de roupas brancas. 
Sabão e detergente neutros são ótimos para remoção das gorduras. Procure por produtos que sejam feitos com ingredientes naturais. A dica também é não abusar desses produtos, como na hora de lavar a louça por exemplo. Deve-se usar pouca quantidade de detergente, ou até mesmo de forma diluída que o efeito é o mesmo.
Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *