Como aproveitar melhor o sótão?

Não são muitas casas hoje em dia que possuem sótãos, mas nas que tem, normalmente só servem como um local para depósito e para juntar tralhas que ninguém quer usar mais. Porém é um espaço que pode ser aproveitado e ter o seu próprio charme.

O uso mais comum é fazer do sótão um quarto para visitas. Um amigo que visita no final de semana, ou um casal que vai passar as férias com você por exemplo. Tudo o que você precisa é espaço para colocar uma ou duas camas, podendo até mesmo colocar uma cama de casal e alguns gaveteiros ou criados-mudos. Procure colocar também uma fonte de luz natural, como uma janela ou clarabóia.

Para quem gosta de trabalhar em casa, há a opção de fazer um escritório no sótão. E esse espaço pode-se se tornar muito útil, pela privacidade que você vai ter para se concentrar no seu trabalho, sem que pessoas fiquem passando de lá para cá durante o dia.

A família é grande e não há muitos espaço para o lazer? Crie uma sala de jogos ou de tv, com sofás confortáveis, puffs e tapetes, isso fará com que todo mundo não queira mais sair do cantinho mais alto da casa.

Nesse mesmo caminho, você pode colocar toda a bagunça da criançada no sótão também. Assim você faz com que o quarto delas seja somente para estudar e dormir, enquanto que no novo espaço elas possam fazer o que quiserem. Decore com cores vibrantes, deixe baús de brinquedos, livros, mesas para jogar, tudo à mão dos pequenos. Use superfícies laváveis para faciliar a limpeza também.

Para quem gosta, há a possibilidade de fazer salas de arte, exposição de artigos, ateliês ou até mesmo uma sala para revelação de fotos, para os apaixonados por câmeras.

As mulheres sempre sonham com um closet gigante e cheio de roupas e sapatos, mas nem sempre sobra espaço no quarto para isso. Então mude tudo para o sotão e crie um “walk-in closet”, com prateleiras abertas, expondo as roupas, um tapete macio, uma poltrona e um espelho de corpo inteiro. Pronto, você já não vai querer sair de dentro do seu novo closet.

Por fim, a última dica para aproveitar o espaço mais alto da casa, é fazendo um pequeno spa, por que não? Uma banheira, um banco, um ofurô, juntando com a privacidade e você terá tudo para poder relaxar sem pressa. Melhor ainda se você puder colocar uma clarabóia para aproveitar as noites para descansar olhado as estrelas.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *