Faça mudas de plantas em cascas de ovos

Já pensou em como ser um pouco mais sustentável em casa? A dica de hoje é como preparar mudas de plantas ou ervas dentro de cascas de ovos. Para fazer isso, você precisará de ovos, é claro, sementes da sua escolha, terra, a própria embalagem dos ovos e uma pinça.

Comece lembrando sempre de guardar as cascas dos ovos depois de utilizá-las. Bata com uma faca ou colher na parte superior do ovo para retirar somente uma tampinha da casca. Esvazie e depois lave casca, separando-a para secar. Para não quebrá-las, você pode recolocar as cascas vazias na embalagem e espera que todas estejam limpas e secas. Depois, pegue quantas cascas quiser e coloque terra até mais ou menos a metade. Com uma pinça, insira uma ou duas sementes por casca. Não é aconselhável colocar muitas sementes, pois isso atrapalhará o crescimento das mesmas. Regue um pouco, sem exagerar e depois cubra com terra.

A melhor coisa agora, é deixar as cascas pegarem muito sol, regando com uma colher de chá por dia. Para que as sementes não apodreçam, você pode fazer dois ou três furos com um alfinete na base da casca de ovo, para que o excesso de água possa escorrer. Para acelerar o crescimento, ou se seu apartamento não pega muito sol, você pode colocar um plástico envolvendo as cascas, para que elas mantenhma a umidade e o calor, como uma estufa. Uma toca de banho que não está sendo usada é uma boa saída para este fim.

Por fim, quando as mudas estiverem crescidas e fortes o suficientes para serem transplantadas, você pode simplesmete esmagar a casca de ovo com a muda, no buraco onde  ela vai ficar. O cálcio presente na casca ajudará na adubação da própria planta.

Fazendo isso, você estará reutilizando um material que iria para o lixo e ainda é 100% biodegradável.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *