Esse eletrodoméstico está caindo em desuso nas residências brasileiras, mas também é um dos grandes consumidores de energia elétrica de uma casa.
Mesmo com selo de eficiência energética e hábitos econômicos, ele pode ser responsável por até 34,5% da sua conta!
Com algumas dicas, você pode economizar e poupar energia ao utilizar o freezer. Comece pensando onde vai instalá-lo. Procure por um espaço bem ventilado, longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol. Deixe um espaço mínimo de 15cm nos lados, em cima e nos fundos do freezer ao colocá-lo entre armários e paredes.
Lembre-se de manter em perfeito estado a borracha de vedação da porta do aparelho. Quando for guardar os alimentos, coloque-os de forma a perder mesmo tempo na hora de econtrá-los e sempre deixe um espaço entre eles para que o ar possa circular.
Caso você vá se ausentar de casa por um tempo mais prolongado, esvazie e desligue o freezer da tomada.
Uma outra dica é regular os pézinhos do aparelho para que a parte de trás fique mais baixa, possibilitando que a porta se feche sem a sua ajuda.
Faça o degelo e a limpeza sempre que a camada de gelo alcançar no máximo 1cm de espessura.
Hoje, os modelos de geladeira com freezer embutidos são os mais utilizados pela praticidade e, principalmente, pela economia de espaço na cozinha. Mas sempre é bom saber algumas dicas de como utilizar da melhor forma possível todos os eletrodomésticos. Afinal, você sempre pode ter um salão de festas na sua casa com espaço de sobra para um freezer.