Tristeza para muitos donos de cães é chegar em casa e perceber que todo o jardim está revirado ou que as flores e plantas foram arrancadas dos seus lugares.
Mas como fazer para que seu cão se acostume ao jardim e não fique mexendo em tudo? Veja o que fazer para adaptar seu cachorro ao seu jardim e área externa.
Para começar, você precisa saber qual é o temperamento do seu cão. Existem raças que são jardineiros natos. Remexem os canteiros, podam os arbustos, mordem, cavam e roem o que encontram pela frente. Mas nada que os tornem incompatíveis com seu jardim. Você só precisa dar uma educação correta e adaptá-los ao espaço.
Algumas raças mais ativas: todos os terries, beagle, boxer, dálmata e chihuahua. Raças moderadas: pastor alemão, poodle, chow-chow e bassê. Os mais tranquilos são os akita, golden retriever, dog alemão, buldoque e rottweiller.
Delimite bem os espaços onde o seu cão pode ir. Utilize cercas, do material que preferir, mas evite o uso de cercas vivas com espinhos, por exemplo, para que não machuque nosso amigo. As áreas que eles andam mais, em volta da casa e em direção à entrada, você pode revestir com pedrinhas, lajotas ou até mesmo piso.
Os animais aprendem com a gente e costumam nos imitar, então evite trabalhar no jardim na frente deles. Para evitar que eles façam buracos sempre no mesmo lugar, enterre as fezes deles no local. Assim eles não mexerão novamente no lugar. Caso o problema seja a urina nas plantas, você pode usar cercas em volta delas ou ainda usar vasos mais altos, com 60 centímetros de altura.
Você sabia que a citronela é um repelente natural de cães e gatos? Ela pode ser usada em vasos, inclusive sobre os móveis, para educá-los a se manterem distantes.
Mas o mais importante para que o seu jardim fique intacto, é que você faça uma área onde seu cãozinho possa se divertir. Essa área de lazer pode ter brinquedos e uma caixa de areia para ele fazer suas necessidades.
Dê broncas de forma que ele não detecte que elas partiram do dono. No momento em que o animal for fazer um estrago, uma dica é um susto com algum barulho. Essa educação deve partir desde filhote, para que ele se acostume com as regras do seu jardim.
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid