A produção de lixo vem aumentando em todos os países. E para uma melhoria da qualidade de vida atual e condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, é necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.

Algumas curiosidades :

  1. Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 16 a 30 árvores, em média.
  2. O plástico mata mais de um milhão de aves e milhares de mamíferos marinhos a cada ano, porque é ingerido, por engano, pelos animais.
  3. A quantidade despejada no solo, a cada três semanas, pela troca de óleo dos carros, é cerca de 41 milhões de litros.
  4. O papel pode ser reciclado somente três vezes, porque as fibras se tornam mais curtas e mais fracas a cada vez que o papel é reciclado.
  5. Uma mesma lata de alumínio pode ser prensada novamente inúmeras vezes, não há limite. Mas, jogada no lixo, ela não se corrói nunca.
  6. No Brasil, a cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, foi a primeira a implantar a coleta seletiva do lixo, visando a reciclagem de materiais.
  7. Não há microrganismo capaz de decompor certos produtos fabricados artificialmente pelo homem, como plásticos, isopor e alguns detergentes.
  8. A energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa dá para manter acesa por 4 horas, uma lâmpada de 100 watts.
  9. Estima-se em 90.000 toneladas diárias a quantidade de lixo produzido nas cidades brasileiras. Apenas 60% disso é Coletado.
  10. Apenas 1% do óleo consumido no mundo é reciclado.
  11. Os mais velhos resíduos foram encontrados na África do Sul . Esse lixo  – que contém ossos, carvão, fezes e restos de cerâmica – oferece informações preciosas sobre os hábitos de vida do homem antigo
  12. No ano 500 a.C., Atenas criou o primeiro lixão municipal, exigindo que os
    detritos fossem jogados a pelo menos 1,6 quilômetros das muralhas da cidade
  13. O inventor inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810
  14. No mundo, o Japão é um dos países que mais reciclam: 50% do lixo é
    reaproveitado

Eliminando o desperdício e buscando consumir somente o que for necessário podemos gerar um impacto positivo bastante significativo. Evite ou minimize as conseqüências negativas gerados pelo lixo!