A produção de lixo vem aumentando em todos os países. E para uma melhoria da qualidade de vida atual e condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, é necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.
Algumas curiosidades :
- Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 16 a 30 árvores, em média.
- O plástico mata mais de um milhão de aves e milhares de mamíferos marinhos a cada ano, porque é ingerido, por engano, pelos animais.
- A quantidade despejada no solo, a cada três semanas, pela troca de óleo dos carros, é cerca de 41 milhões de litros.
- O papel pode ser reciclado somente três vezes, porque as fibras se tornam mais curtas e mais fracas a cada vez que o papel é reciclado.
- Uma mesma lata de alumínio pode ser prensada novamente inúmeras vezes, não há limite. Mas, jogada no lixo, ela não se corrói nunca.
- No Brasil, a cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, foi a primeira a implantar a coleta seletiva do lixo, visando a reciclagem de materiais.
- Não há microrganismo capaz de decompor certos produtos fabricados artificialmente pelo homem, como plásticos, isopor e alguns detergentes.
- A energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa dá para manter acesa por 4 horas, uma lâmpada de 100 watts.
- Estima-se em 90.000 toneladas diárias a quantidade de lixo produzido nas cidades brasileiras. Apenas 60% disso é Coletado.
- Apenas 1% do óleo consumido no mundo é reciclado.
- Os mais velhos resíduos foram encontrados na África do Sul . Esse lixo – que contém ossos, carvão, fezes e restos de cerâmica – oferece informações preciosas sobre os hábitos de vida do homem antigo
- No ano 500 a.C., Atenas criou o primeiro lixão municipal, exigindo que os
detritos fossem jogados a pelo menos 1,6 quilômetros das muralhas da cidade - O inventor inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810
- No mundo, o Japão é um dos países que mais reciclam: 50% do lixo é
reaproveitado
Eliminando o desperdício e buscando consumir somente o que for necessário podemos gerar um impacto positivo bastante significativo. Evite ou minimize as conseqüências negativas gerados pelo lixo!
Tomo a liberdade neste e-mail de apresentar o PROGRAMA BITUCA ZERO, de gestão do resíduo do cigarro.
Com promulgação da Lei 16.239, proibindo o uso do cigarro em ambientes fechados, os usuários do tabaco passaram a exercer seu direito em ambientes abertos e públicos.
Sem a implantação de coletores específicos, e a consequenta destinação correta, nossas áreas públicas transformaram-se em cinzeiros. Ruas, praças, praias, parques, avenidas e nossos rios, recebem diáriamente toneladas de bitucas de cigarro.
Em 2.011, nossa empresa Paranaense ECOCITY Soluções Ambientais, criou o PROGRAMA BITUCA ZERO, visando minimizar o dano causado pelo resíduo.
Fomos escolhidos pelo ESCRITÓRIO VERDE/UTFPR a integrar o projeto de sustentabilidade ligado a UNESCO. Apenas 50 empresas de todo o Brasil fazem parte do E.V.. Somos uma delas e isso muito nos orgulha. A grande maioria das outras 49 escolhidas, são multinacionais ou grandes empresas nacionais.
Apesar do cunho empresarial do PROGRAMA, nossa solução é uma ferramenta de gestão ambiental de baixo custo e de premissa necessária. A coleta da bituca do cigarro, não se viabilizaria por meio de um programa social, como fazem diversas ONG´s com relação ao alumínio, PET e outros resíduos.
A bituca não tem valor comercial. Ela é pura e simplesmente um micro resíduo com uma geração diária de aproximadamente 5 toneladas dia apenas em Curitiba. Sua coleta não se viablilizaria por intermédio de associações de catadores, carrinheiros ou outras afins. Sem valor de mercado, não existe a disposição de carrega-la por quilometros a fim.
Peço sua gentileza em conhecer em nosso site(LINK ABAIXO), nossas atividades, vídeo de apresentação e outras informações.
Desde já me coloco a inteira disposição.
Roberto Façanha
ECOCITY Soluções Ambientais
PROGRAMA BITUCA ZERO
(41) 9255.6258
http://www.ecocitybrasil.blogspot.com