Como escolher cortinas para sua casa?

Escolher entre tantos tipos de cortinas é um trabalho complicado. Vários modelos, cores, estampas e ainda por cima tem que combinar com a decoração. Mas, antes de tudo, o que você deve saber é o motivo pelo qual você escolheu colocar uma cortina no seu ambiente.

Barrar o sol para não estragar os móveis? Deixar a luz entrar, mas ter privacidade? Ou bloquear totalmente a luz? O modelo escolhido tem que satisfazer tanto esteticamente como funcionalmente.

Hoje as dicas são voltadas para os tipos de cortinas e persianas existentes:

Cortina tradicional: feita em tecido, é o tipo mais comum. Pela grande variedade de materiais, que vão desde o sizal até a camurça, podem combinar com quaquer tipo de ambiente, tendo a função principal: a decoração. Podem ser translúcidas para somente dar privacidade ou de materiais mais pesados, como blecautes, para barrar totalmente a luz exterior.

Persiana: formadas por lâminas presas a um cordão, que giram horizontalmente ou verticalmente. Os materiais mais comuns são de alumínio e madeira. São muito usadas para diminuir a luminosidade do ambiente e dar privacidade também. Quanto maior o vão que a persiana cobre, mais pesada ela fica. Por isso para vãos muito grandes ou muito elevados, são indicadas as persianas automatizadas. As mais simples, ativadas por cordinhas que abrem e travam, são bem mais comuns e práticas.

Silhoutte: são persianas feitas em tecido, aumentando ainda mais a gama de ambientes onde podem ser combinados.

Cortina ou persiana romana: Este modelo é vertical e estruturado em varetas, fazendo com que seu fechamento seja feito em camadas. Também pode ser feito em qualquer tecido, para barrar a luz ou dar somente privacidade, sem bloquar totalmente a iluminação do ambiente.

Rolô: por causa de um mecanismo especial, este se enrola para o seu fechamento. Muito utilizado para bloquear totalmente a entrada de luz. Quando fechado, pode ficar escondido em uma sanca ou atrás do varão da cortina.

Cortina em painel: feita com painéis de lona ou sarja, abre-se horizontalmente, presa a um trilho. Deve ser usada quando há um espaço no final da janela ou porta, pois com a cortina recolhida perde-se um pouco de espaço visual para os painéis.

Related Posts with Thumbnails


Comentários

  1. Demais, adorei! Estou precisando trocar a cortina da minha sala, mas não sei se coloco uma Cortina Romana ou uma Cortina Prega Macho. Tirei ótimas ideias daqui. Obrigada!
    Beijinhos!
    Claudinha Telles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *