Já é muito comentado no mercado que cada vez mais, as pessoas estão trabalhando em casa. Pesquisas mostram que de cada 10 trabalhadores com carteira assinada, 4 perdem o emprego todos os anos.
Muitos acabam mudando de área, trabalhando por conta própria e trabalham onde podem, ou seja, em casa. Mas até isso já está saindo de moda. Veja o porquê a seguir:
Há algum tempo, o problema dos condomínios eram relacionados ao barulho, às garagens e aos cachorros, mas agora com cada vez mais trabalhadores vivendo em apartamentos e transformando esses espaços em ambientes de trabalho, os problemas também mudaram de figura. Um dos grandes problemas em trabalhar em casa: receber ou não visitas de clientes.
Os home offices alteram a rotina dos condomínios, seja pelo recebimento de materiais, clientes ou mesmo reuniões em áreas comunitárias. A convivência em prédios tem mudado no tempos atuais, ainda mais se os prédios forem antigos e sem infraestrutura.
Geralmente quem trabalha em casa, não sai falando para todos os vizinhos sobre sua rotina, mas algumas alterações são percebidas ao longo do tempo. Telefone que não para de tocar, correio sempre cheio, motoboys acessando o prédio, recebimento ou envio de material ou pessoas estranhas andando pelo condomínio.
O problema começa pela segurança. O entra e sai de colaboradores podem incomodar outros condôminos, mas é inevitável em alguns casos. Prédios mais atuais estão se moldando a essa nova maneira de trabalhar e com isso estão adicionando aos projetos, além dos já fixados espaços comunitários, como churrasqueiras, espaços gourmet, academias ou espaço para animais, locais onde as pessoas possam trabalhar também.
Em locais desse tipo, existem salas de reuniões, wireless, mesas, sofás, ou seja, transformar parte da área comum do prédio em um grande escritório, o que leva ao nascimento de uma nova era, a do coworking. Coworking nada mais é do que um espaço onde profissionais autônomos que trabalham casa, fogem de um mal em comum: o isolamento. Assim, um grupo de pessoas se reúne para trabalhar junto, mas ainda independentes uns dos outros, aproveitando a sinergia de várias pessoas em um mesmo local, trocando ideias e experiências.
Por que trabalhar sozinho se você pode trabalhar em grupo, ainda salvando a sua privacidade? Cada um tem seu tempo e espaço para trabalhar, mas se em seu condomínio, problemas como os citados acima começaram a ocorrer, procure saber se existe a possibilidade de criar espaços comunitários para o trabalho onde mora. Com certeza irá facilitar a sua vida e de muita gente, principalmente em cidades grandes onde sair para uma reunião pode ser uma grande dor de cabeça, dependendo do trânsito.
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/comer