Nesse artigo vamos exemplificar como funciona o estudo de um projeto baseado na zona bioclimática da cidade de Florianópolis. A ilha esta localizada no estado de Santa Catarina e segundo o zoneamento bioclimático brasileiro, está na zona 3. A partir de uma análise da carta psicrométrica de Florianópolis podemos traçar as principais diretrizes para a cidade.
Observando a carta verifica-se que, Florianópolis possui os pontos que, representam as horas do ano, distribuído de forma alongada entre as zonas de aquecimento artificial e ar condicionado. Analisando obtem-se os seguintes resultados:
Existe conforto térmico em 20,8% das horas do ano. E as áreas de desconforto, 79,1% das horas do ano, têm como estratégias mais adequadas: ventilação (35,5&) e massa térmica para aquecimento e aquecimento solar (35,4%). Ou seja, o projeto deve adequar de forma simultânea duas indicações contrarias: ventilar nos períodos quentes e massa térmica e aquecimento solar nos períodos frios!
Sequencia dos artigos:
Arquitetura Bioclimática Conceito
Arquitetura Bioclimática Etapas
Arquitetura Bioclimática | Zona Bioclimática
Arquitetura Bioclimática | Ventilação
Arquitetura Bioclimática | Iluminação Natural
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid
Comments