Na maioria das cidades, o meio ambiente foi alterado de forma notável. Muitas florestas, mananciais de águas e reservas subterrâneas foram degradadas ao longo dos anos pela ocupação desordenada da população. Esta realidade pode ser vista em várias cidades do Brasil e do mundo.

No Brasil cerca de 80% das pessoas vivem em centros urbanos, é um índice alto e mostra que o futuro do nosso planeta deverá passar por medidas que terão de ser adotadas nessas cidades para que possamos preservar os nossos ecossistemas.

A ecologia nas cidades acontece através da relação do homem com o meio ambiente ou com tudo que o cerca em uma cidade, sejam seres vivos ou coisas. Ela procura entender os sistemas naturais dentro das áreas urbanas, com suas conseqüências na qualidade de vida desses seres vivos.

Quando se fala em ecologia nas cidades não se faz referência somente ao salvamento das árvores dos canteiros das ruas, de praças, ou à despoluição dos rios e mares e a melhora da qualidade do ar que se respira. Fala-se em buscar um equilíbrio pleno entre o progresso e a preservação do meio ambiente.

Com a ajuda dos governantes e algumas ações tanto domésticas como empresariais podemos ajudar nossas cidades a melhorar sua relação com o meio ambiente:

  • Deve se ter cuidado com o tratamento de efluentes domésticos e industriais e o uso das águas taxado de acordo com sua utilização e grau de comprometimento.
  • Assumir o lixo também como um problema cultural com um intenso trabalho de conscientização para obter mudanças comportamentais que tornem cada cidadão co-responsável.
  • Utilizar usinas de reciclagem e compostagem como soluções adaptadas às nossas condições climáticas e de mão de obra.
  • Priorizar o transporte de massas nas suas alternativas mais eficientes e não poluentes, de acordo com as condições específicas da cada cidade.
  • A existência de um sistema integrado de parques, corredores verdes, bacias de acumulação de águas pluviais, dotadas de vegetação compatível, bem como áreas livres de impermeabilização são importantes para uma qualidade de vida aceitável e para a prevenção de inundações.
  • A arborização de rua – parte mais vulnerável do ecossistema urbano – tem um papel indispensável na diminuição do calor, da poluição do ar e sonora. A proteção e o manejo da arborização pública é um dos grandes desafios de ecologia urbana.

Com o crescimento das cidades e das populações urbanas novas soluções devem ser encontradas para estes problemas. Realizar  ações que visem criar a conscientização das pessoas e a introdução da cultura de sustentabilidade e ecologia urbana nas populações de todas as faixas sociais é fundamental para garantir uma melhor condição de vida para todos.