Cada vez mais, práticas de responsabilidade social corporativa tornam-se parte da estratégia de um número crescente de empresas, cientes da necessária relação entre retorno econômico, ações sociais e conservação da natureza!
Mas, e como aplicar a sustentabilidade nas empresas?
- O primeiro passo é garantir que todo o processo seja transparente e assessorado por empresas idôneas e reconhecido no mercado. Políticas ambientais sérias e ações diretas junto a seus empregados devem ser aplicadas de forma contínua e a garantir que esses empregados se transformem em multiplicadores em suas próprias casas e comunidades.
- Arrumando a própria casa é que o empresário começará a notar que seus gastos com a manutenção e a operação da empresa e das rotinas diárias de operação baixarão sensivelmente e esta economia, obviamente, se reverterá em aumento dos lucros e dos dividendos gerados por sua empresa.
- Mudar radicalmente a fabricação e a operação de linhas de produtos que agridam o meio ambiente; que usem mão-de-obra infantil ou ilícita; práticas preconceituosas de quaisquer naturezas jamais serão aceitos de uma empresa sustentável e, muito brevemente, de qualquer outra empresa.
A sustentabilidade empresarial se fará mais presente e atuante quando houver o reconhecimento da importância de uma educação para o engajamento das pessoas nesta causa!