Os espelhos são sempre muito requisitados quando o assunto é um projeto de interiores. Geralmente aplicados em ambientes pequenos, onde se quer dar a sensação de ampliar um espaço; os espelhos também podem ser usados para revestir paredes armários entre outras funções, onde se pode obter sempre um resultado requintado e charmoso.
Veja algumas dicas:
- Antes de optar por esse revestimento, verifique as imagens e a quantidade de luz que serão refletidas.
- Utilize um espelho de grandes dimensões para emoldurar uma cena real, ou seja, coloque-o de frente para um ambiente de forma a que a sua reflexão pareça um quadro quando se estiver a olhar diretamente para o espelho.
- Crie a sensação de existir mais uma janela no espaço ao pendurar um espelho diretamente em frente a uma janela existente – é ainda um bom truque para refletir o exterior no interior.
- Divida o espelho em placas quando a área a ser revestida for grande. Esse cuidado facilita o transporte, a instalação e a troca, caso ocorra uma rachadura.
- Espelhos de 6 mm de espessura evitam a deformação de imagens.
- Em ambientes estreitos (ex: corredor), fica interessante usar espelhos dispostos em uma das paredes laterais, para assim dar um efeito de maior espaço;
- Espelhos em locais onde a luz natural é menos intensa aumentam a claridade;
- Para criar um efeito divertido e diferente na parede você pode utilizar espelhos de formatos iguais e tamanhos diferentes;
- Colados nas portas ou armários, os espelhos podem apresentar-se como um apontamento decorativo surpreendente e, ao mesmo tempo, permitem poupar espaço.
Existe hoje no mercado fitas fixadoras que podem ser utilizadas na colocação do seu espelho, não deixam marcas e nem é preciso furar a parede, mas cuidado, em ambiente úmido podem descolar. O mais recomendável é aparafusar o espelho. Já se encontram em lojas especializadas parafusos modernos que podem ficar aparente e não prejudicam o charme e a elegância da sua decoração!
Explore o potencial do espelho e melhore sua decoração!