Recusar “sacolinhas” em supermercados virou sinônimo de comprometimento com o meio ambiente e transformou as sacolas plásticas em um ícone de atitude consciente! Muitas pessoas já adotaram esse comportamento mais algumas dúvidas ainda surgem – como descartar o lixo doméstico se não houver saquinho entre outras funcionalidades atribuídas às sacolas plásticas?
Essa é uma questão delicada e que não possui uma resposta definitiva, pelo menos por enquanto. O que temos na verdade são alternativas para reduzir o consumo, enquanto medidas substitutas não estão disponíveis no mercado.
O maior problema causado pelas sacolas está relacionado ao lixo e a impermeabilização do solo. Milhões de sacolas são enviadas diariamente aos aterros como se fosse embalagem para lixo, é uma questão de demanda, onde reduzir a quantidade é a melhor opção.
O que fazer então?
- A primeira dica é reciclar, e muito. Quanto mais você reciclar, menor será a quantidade de resíduos descartados na lixeira dos não recicláveis, aqueles que vão para aterro. Por isso, recicle todo e qualquer resíduos sólido, mesmo aqueles que você tem dúvida ou que se dizem não recicláveis.
- Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar os saquinhos;
- As famosas “sacolas de feira” são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;
- Se a quantidade de compras é muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras. Algumas redes de supermercados já oferecem esta opção;
- Caso seu supermercado utilize sacolas biodegradáveis, de preferência para estas;
- Cuidado com as sacolas Oxibiodegradáveis. Apesar delas se “desfazerem” no ambiente, diferentemente de uma sacola biodegradável, que é consumida por microorganismos, a sacolas Oxidegradáveis se utilizam de componentes químicos nocivos para decompô-la, continuando a poluir o ambiente, apenas não serão visíveis aos nossos olhos
- De preferência pelos sacos de papel;
- Verifique as datas de validade dos produtos. Você poderá estar levando um produto que irá para o lixo. Além do desperdício de dinheiro você terá utilizado um ou vários saquinhos à toa;
- Repense suas compras. Será que tudo que você está comprando será utilizado ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Você precisa mesmo do que está comprando ou foi à propaganda que lhe disse para comprar? Quanto menos compras, menos saquinhos serão utilizados.
Grandes, pequenas, de algodão, de plástico, recicladas, a venda no mercado ou na farmácia…com tantas opções de sacolas retornáveis, não tem cabimento você continuar usando aquelas “sacolinhas” plásticas né? Se você adotar as recomendações desse post, poderá orgulhar-se de ser um cidadão modelo em relação aos resíduos que você gera!