Bonsai, uma forma de arte!

O bonsai é uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura, representando a união de arte, agrotécnicas e tempo. Cuidar de um Bonsai pode parecer um grande desafio, mas não é. Você só precisa conhecer alguns conceitos básicos:

Como regar seu Bonsai?
O número de regas varia de acordo com o clima da época. Em dias normais, uma rega a cada 1 ou 2 dias é o suficiente, devendo-se fazer, preferencialmente, no início da manhã ou no final da tarde. Em dias quentes e secos, podem ser necessárias até 2 regas no mesmo dia.

Sol  ou sombra?

Depende da espécie. Mesmo que o bonsai precise de sombra, esta deve ser proporcionada com sombrite ou com a sombra de outra árvore. Normalmente, deixar seu bonsai dentro de casa não é uma boa opção, pois as condições de luminosidade não são adequadas. Mas algumas espécies se adaptam melhor em ambientes internos, como algumas plantas cítricas, oliveiras e camélias.

Saiba se a luz está boa. Teste rápido: Se as folhas estiverem amarelando, é sinal de excesso de luz. Folhas muito escuras podem indicar falta de luz. Mova a planta até que ela se estabilize.

E a adubação?
Para o crescimento das plantas, os nutrientes são essenciais, mas o pouco substrato contido no vaso normalmente não supre completamente a necessidade do bonsai.

A adubação pode ser com compostos orgânicos de ação mais lenta, ou fertigramas industriais de ação rápida e usada em menores quantidades, porém, mais caro e com um maior risco de intoxicação por excesso.

Como e quando trocar o bonsai de vaso?
Em uma planta saudável, o crescimento das raízes é vigoroso, mas o tamanho do vaso limita seu crescimento. Devemos transplantar o bonsai quando suas raízes já estiverem ocupando completamente o vaso atual, principalmente quando o bonsai está nos seus primeiros anos de crescimento. Regra geral, podemos dizer que os bonsais são inicialmente transplantados de 2 em 2 anos, mas esse tempo pode variar.

E se aparecerem pragas ou doenças?
O inseto que mais comumente ataca bonsais é o pulgão (semelhantes às pulgas), que pode ser facilmente eliminado com uma mistura de detergente e água, pulverizada com um borrifador sobre a área atingida. No caso do aparecimento de lagartas, remova-as manualmente.

Quais são as melhores espécies?

Depende. Pinheiros, goiabeiras, cerejeiras, pitangueiras, leguminosas e azaléias são algumas das espécies mais plantadas.

Incluir alguns elementos, como o musgo e pedrinhas, podem ajudar a recriar o ambiente natural, além de ajudar na manutenção da umidade. Para quem mora em apartamento é uma ótima opção para se ter uma árvore por perto!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *