Como reaproveitar a água da chuva?

O verão está próximo e é nesta época do ano que chove muito, em várias regiões do nosso país.  Então, nada melhor do que aproveitar essa água que cai de graça sobre nossas cabeças, não é mesmo?

Ao reutilizar as águas pluviais, além de economizar na conta do final do mês, você estará ajudando o planeta de maneira ambientalmente correta e dando um bom exemplo para todos.

Utilizar a água da chuva para tarefas cotidianas, como irrigar o jardim ou nos vasos sanitários, traz muitos benefícios para o consumidor. Reduz a quantidade de água tratada desperdiçada, ajudando o meio ambiente, e economiza no valor da fatura mensal. Mas, o que precisa ser feito para ter essa atitude mais sustentável?

Desde o uso de baldes no jardim para recolher a água da chuva, passando por cisternas e até circuitos planejados para este fim, há muito tempo a humanidade tem recolhido a água da chuva para os mais variados usos. Claro que atualmente, nos grandes centros, como já somos abastecidos com água potável, não precisamos utilizar mais a água da chuva para fins de consumo próprio, por exemplo.

O telhado é o mais utilizado para essa captação da água, que depois é recolhida para um reservatório. Os primeiros litros de água são descartados, pois eles lavam a sujeira do telhado. A água passa por um filtro físico para retirar sujeiras maiores, como folhas e outros detritos. Uma bomba completa o conjunto necessário ao levar o líquido para uma caixa d´água paralela, separada da reserva de água potável. Essa bomba, por gastar energia elétrica, deve ser bem dimensionada, para que não gaste mais energia do que você economizará em água. Uma dica interessante é buscar bombas fotovoltaicas, ou seja, que funcionam com a energia do sol.

Todo esse conjunto de canos, tubos, caixas d´água, devem ser pensados na fase de projeto da residência ou edifício, pois depois de concluídos, o quebra-quebra seria inevitável. Em imóveis prontos, o ideal é aproveitar essas ideias em áreas externas, para regar o jardim, lavar os carros, quintais ou áreas comuns.

Pensando ainda no projeto, o investimento feito para ter esse sistema, paga-se em cerca de 5 anos. Outro detalhe para se pensar é que o uso da água potável, que vem da concessionária, utilizada para fins que não são o cosumo, como a rega de jardim, lavagem de carro e descargas, pode chegar até a 50% do valor da conta final. Já imaginou reduzir sua fatura de água pela metade?

Então agora é a hora de agir! Busque um especialista para te ajudar e comece a reutilizar a água da chuva na sua casa!

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *