Você sabe, afinal, por que tanta implicância com a lâmpada incandescente?

Essa velha conhecida é uma invenção que virou sinônimo de boa ideia e têm tantas vantagens que permanecem conosco durante muitos anos. Apesar de tantos anos ao nosso lado, hoje em dia, sua desvantagem não pode mais passar despercebida, ela é extremamente ineficiente, pois apenas 5 a 10% da energia consumida em uma lâmpada incandescente é convertida em luz e o restante é desperdiçado em forma de calor.

Hoje em dia, se fala muito nas lâmpadas LED (light emitting diode ou diodo emissor de luz), elas consomem menos energia e duram mais tempo, mas ainda têm limitações de potência, eficiência e custo.

Você sabia que…

  • Estima-se que a iluminação seja responsável por uma parcela considerável do consumo de energia do lar (entre 10% e 20%)?
  • Pintar o teto e as paredes internas do ambiente com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuem a necessidade de iluminação artificial, economizando assim energia elétrica?
  • Trocar uma lâmpada incandescente por uma fluorescente pode resultar em uma economia de 80% em consumo de energia?

Esse é apenas um exemplo a ser seguido para adotarmos um estilo de vida mais sustentável, uma mudança de hábito, que cada um de nós  pode adotar e fazer a diferença!