Atitudes responsáveis dentro de casa

Você pode até não saber, mas é responsável por muitos danos causados no planeta. Alguns são inevitáveis devido ao nosso modo de vida moderno, que visa cada vez mais o conforto. Porém conforto e sustentabilidade podem andar juntos se alguns limites forem impostos e desperdícios eliminados. Estamos falando de pequenas ações que você pode começar hoje a praticar em sua casa!

  • Na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. É possível reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados).
  • Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas e deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas
  • Os aparelhos que ficam dias e noites em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe da tomada os aparelhos que não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.
  • Troque suas lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. Elas são mais eficientes, duram mais e economizam até um terço de energia elétrica.
  • Mude sua geladeira e seu freezer de lugar. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura.
  • Ventiladores de teto consomem menos energia que os aparelhos de ar condicionado. Se você prefere o ar condicionado, use-o racionalmente, com portas e janelas fechadas e os filtros regularmente limpos.
  • Pendure as roupas no varal em vez de usar a secadora. Recorra a ela apenas em casos mais urgentes.
  • Aquele truque de colocar panos e roupas para secar atrás da geladeira deve ser abolido, pois consome energia extra.

É possível fazer sua parte para mudar o mundo! Atitudes simples do dia-a-dia podem fazer muita diferença na hora de reduzir seu impacto ao meio ambiente.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *