Quem ama cozinhar, sabe que todo o processo que vem antes do “leve à mesa” pode ser muito mais interessante até do que a própria refeição. Por isso a cozinha gourmet tem como característica principal servir de ponto de encontro entre o cozinheiro e seus convidados. Algumas dicas indispensáveis para este espaço de convivência:
- O ponto forte da cozinha gourmet é a ilha, uma mesa central que reúne as pessoas em torno do cozinheiro. Exige-se um espaço grande, mas pode muito bem ser adaptada a um apartamento menor.
- Uma cozinha estilo americana, com uma mesa ou balcão que dê para a sala de estar, é uma boa opção de cozinha gourmet para apartamentos, porque integra os 2 ambientes.
- Outra característica forte da cozinha gourmet é “mostrar tudo”: utensílios (panelas, assadeiras, espetos), eletrônicos (cafeteira elétrica, liquidificador) e condimentos (pimenta, sal, azeite) saem dos armários e ficam expostos em prateleiras, como parte da decoração.
- Uma pequena adega com os vinhos preferidos do anfitrião também pode dar charme ao espaço da cozinha.
- Os móveis precisam de um cuidado especial: a madeira, tem que ser impermeabilizada, ou corre o risco de ganhar manchas de gordura. Pode-se usar Fórmica, que é uma opção mais simples e barata.
- Os tampos da ilha podem ser feitos em madeira teca maciça. É uma opção muito eficiente, pois além de atóxico, permite que o gourmet trabalhe diretamente nele no lugar da tradicional “tábua de carne”.
- É importante que os puxadores sejam do modelo embutido, sem avançar para fora, evitando assim que incomodem o gourmet, que costuma ficar em pé todo o tempo.
- Existem hoje coifas especiais saindo do tampo da ilha, para aqueles que não apreciam a coifa suspensa atrapalhando a visão geral. Outros fazem questão de uma coifa suspensa bem potente e de tamanho exclusivo, além do design especial.
- A utilização de forno duplo/triplo também é uma tendência, pois facilita o trabalho simultâneo.
Como cozinha gourmet, o que nunca pode faltar é um bancada ou mesa com cadeiras confortáveis para abrigar seus convidados, afinal a idéia é receber na cozinha. Cozinhar junto com amigos e continuar na cozinha!