O vermelho é uma das cores mais marcantes e com certeza cheia de personalidade! Em termos decorativos confere calor e aconchego, mas também pode ser romântico e sensual. O seu uso deve ser pensado e usado com cautela para não haverem erros.
Por isso, veja algumas dicas:
- Familiarize-se com cada uma das tonalidades de vermelho existentes – desde os tons mais frescos como o vermelho-tijolo ou cereja, até aos mais quentes (escarlate ou bordeaux), haverá certamente algum que é perfeito para o seu espaço.
- Visualmente, o vermelho combina com muitas cores: está naturalmente associado ao verde; pode ser conjugado com azul e branco para reproduzir um ambiente de inspiração náutica; juntamente com o laranja e o castanho cria um visual muito aconchegante; com cinzento e marfim produz uma paleta contemporânea; com o bege e o amarelo para um look mais rústico.
- Utilize pequenos apontamentos de vermelho – vasos, esculturas, arte – num determinado espaço ajuda a defini-lo em vez de sobrecarregá-lo. Não se esqueça mesmo em doses pequenas, o vermelho tem um impacto enorme.
- Opte por pintar apenas uma parede de vermelho, a coluna da lareira ou o espaço que acompanha as escadas até ao segundo andar, o efeito será igualmente sedutor, criando um novo ponto de interesse.
- Se tiver estantes abertas, pinte a parede onde estão encostadas.
- A decoração com tecidos – colchas, mantas, almofadas, capas de sofá – em tons de vermelho liso ou com motivos é a forma mais simples de experimentar e adicionar esta cor a um espaço, sem ser exagerado. Ao escolher têxteis com padrões com motivos vermelhos, pode manter o resto do ambiente neutro, de forma a criar um contraste harmonioso.
- Dê um toque de paixão à iluminação ao escolher abajur, candeeiros de teto ou lustres vermelhos… não precisará de mais nada para que esta decoração brilhe!
- Pintar a porta de entrada num vermelho é uma forma muito elegante de dar as boas vindas a quem chega e de “incendiar”, de uma vez por todas, o seu estilo decorativo.
Inove, invista e dê um UP na sua decoração !