Garrafa plástica, vamos reciclar!

Ver garrafas plásticas boiando em rios é muito comum. No Brasil, isto acabou se tornando um problema ambiental que ainda não conseguimos vencer. Em uma década, a reciclagem de garrafas aumentou e, além de abastecer o mercado interno, o plástico reaproveitado está ganhando espaço fora do nosso país.

As garrafas, que saem caro ao meio ambiente, são as mesmas que viram dinheiro em fábricas de reciclagem. As máquinas removem a sujeira, trituram e devolvem à sociedade mais do que minúsculos pedaços de plástico: alívio para o meio ambiente e lucro para a empresa. Ao todo, 10% da produção é exportada.

Elas podem se transformar em diversos objetos, desde utilidade para casa, escritório e jardim até enchimento de bichos de pelúcia. A indústria diz que pode reciclar 30% mais. Para isso, deve-se aumentar a coleta seletiva e a consciência de cada pessoa. É preciso INCENTIVO!

Quais as vantagens da Reciclagem das Garrafas PET?

Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando  gases e líquidos circularem.

Economia de petróleo, pois o plástico é um derivado desse composto.

Economia de energia na produção de novo plástico.

Geração de renda e empregos.

Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.

• No caso da garrafa PET de 2 litros, a relação entre o peso (cerca de 54g) e o conteúdo, a torna uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo, torna-se rentável sua reciclagem.

O material não pode ser transformado em adubo. Plástico e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.

É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários.

Se cada um tiver consciência e começar a fazer sua parte, a imagem de garrafas boiando nos rios será cada vez mais remota. Ajude o meio ambiente e dê novos usos às garrafas plásticas!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *