Muitas pessoas têm preferência na hora da escolha dos revestimentos, por pisos de madeira nas áreas internas de sua casa, tudo isso devido à sensação de aconchego e calor que ele passa ao ambiente, além de ficar muito charmoso!

Basicamente existem dois tipos de pisos de madeira: o laminado e a madeira maciça, onde podemos encontrar  algumas vantagens e desvantagens em ambos os revestimentos:

  • Se um piso laminado sofrer algum risco, não será consertado facilmente. Já um piso de madeira pode ser lixado para remover as imperfeições, o que não acontece com pisos laminados.
  • Um dos benefícios do laminado sobre as madeiras é que o piso laminado não amarela nem desbota com a luz solar. A maioria dos pisos de madeira tingida muda de cor com o tempo.
  • Tanto os pisos de madeira quanto os laminados podem ser afetados por umidade excessiva, mas apenas o laminado pode realmente ser colocado em uma cozinha ou banheiro.

Aqui vão alguns itens que devem ser considerados ao escolher entre piso de madeira ou laminado:

Manutenção: os pisos laminados são mais fáceis de manter.

Preço: os pisos de madeira são mais caros, porém, o imóvel é muito mais valorizado se tiver piso de madeira no lugar do laminado.

Instalação: os pisos laminados são mais fáceis de serem instalados.

Durabilidade: os dois tipos de pisos tem a mesma durabilidade, porém, os pisos de madeira podem ser restaurados e os pisos laminados não.

Aparência: os pisos de madeira dão uma melhor aparência ao local do que os pisos laminados.

Antes de comprar ou fazer um orçamento, examine algumas lojas. Pesquise com os seus vizinhos, amigos e familiares que têm em casa esse tipo de revestimento e peça amostras e exemplos de instalações para marceneiros e lojas especializadas em pisos de madeira. Considere o tom, acabamento e a dureza da madeira!