O verão para a maioria da população brasileira é sinônimo de Praia! E é nesta época do ano que existe um maior depósito de lixo na areia e no mar. Temos em nosso país praias e mais praias para aproveitar, mas a sensação desagradável de chegar a uma praia repleta de lixo (restos de comida a embalagens de alimento) pode nos afastar desse hábito saudável que faz parte de nossa cultura.
Por isso, selecionamos algumas dicas básicas para colaborar com a manutenção da limpeza das praias (FONTE: Bem Simples).
- Leve um saco de supermercado todas as vezes que for à praia para jogar latas, canudos, copos usados e outros tipos de lixo orgânico.
- Evite jogar seu lixo na praia. Normalmente, a cada 50 metros de areia, há uma lixeira para depositar o seu lixo.
- Não utilize o vaso sanitário como lixeira. Os lixos acabam sendo descartados pela rede de esgoto, ficam depositadas no fundo do mar e voltam para a areia em dias de ressaca.
- Descartar lixo no mar, como sacos plásticos, restos de alimentos, garrafas pet, prejudica a vida marinha e a qualidade da água, elemento essencial para o equilíbrio ecológico do ecosistema mundial.
- Não leve cães para praia; é proibida a presença de animais na areia das praias
- Lute por essa causa! Multiplique essa idéia aos seus conhecidos, explique a importância e como contribuir para a preservação das nossas praias.
A conscientização é o melhor caminho para evitar que as pessoas deixem lixo na praia e que este ambiente seja preservado!