Afinal, o que é sustentabilidade?

Muito se tem falado sobre sustentabilidade, mas afinal de contas o que realmente é SUSTENTABILIDADE?

Podemos descrever sustentabilidade como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.

Pode parecer um conceito difícil de ser implantado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo em atividades com grande impacto para o meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.

Veja algumas ações relacionadas à sustentabilidade:

  • Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
  • Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
  • Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
  • Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
  • Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
  • Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
  • Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
  • Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Se todos entendessem a importância de colocar em prática o conceito de sustentabilidade; todas essas alterações climáticas que estamos vivendo poderiam ser evitadas ou e os recursos naturais estariam disponíveis por muito mais tempo. Dito isso, realize ações simples, que quando tomadas por um grande número de pessoas, poderão tornar a sustentabilidade uma realidade palpável e real!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *