Surgidos na segunda metade do século 20, os pisos elevados foram conquistando espaço nos edifícios de escritórios à medida que cresciam o volume de instalações e a necessidade de flexibilização dos ambientes de trabalho.
O piso elevado é um tipo de piso, geralmente usado em clínicas e escritórios, que eleva o piso de um ambiente em alguns centímetros, criando um espaço para a instalação de cabos de dados e elétricos e o ar condiconado ou as tubulações de água gelada para refrigeração. Aceitam a maioria dos acabamentos para piso existentes, como carpete, assoalho e laminado melamínico.
Para usufruir de uma boa estrutura de pisos elevados é importante seguir alguns itens:
- Resistência do material de piso elevado – para suportar o mobiliário e o tráfego de pessoas. O piso elevado deve estar firme e passar a sensação de segurança aos usuários.
- Organização dos cabos de voz e de dados – A resposta está na quantidade e tipo de cabeamento utilizado, assim como a previsão de troca da tecnologia de cabeamento estruturado.
- Particularidades do ambiente – As características do local de instalação influenciam na escolha do revestimento, que além de aspectos estéticos deve considerar requisitos técnicos, como o desempenho termoacústico de cada opção.
A solução do piso elevado é super funcional num escritório moderno e evita muitas das obras que se têm de fazer na hora de mudar alguns postos de trabalho!