Preservar o meio ambiente é preservar a nossa própria vida!

Todos os anos as fortes chuvas que costumam cair no verão sempre provocam alagamentos em várias partes do país. Em função desses desastres causados por fenômenos naturais, muitas pessoas acabam perdendo seus bens e a vida.

Os Desastres Naturais são catástrofes provocadas por fenômenos e desequilíbrios da natureza, que causam danos humanos, materiais e ambientais e de acordo com a Defesa Civil, a intensidade dos Desastres Naturais depende muito mais do grau de vulnerabilidade dos cenários de desastres e das comunidades afetadas do que da dimensão dos fenômenos naturais, propriamente ditos.

As chuvas fortes e contínuas, somadas ao entupimento de bueiros e assoreamento de cursos d’ água, com terra, lixo, pneus, móveis e outros objetos que são lançados em seus leitos, provocam represamentos das águas, resultando em inundações, enchentes e muitos transtornos para a sociedade.

A interferência humana pode agravar ainda mais a situação ou amenizá-la. Com alguns cuidados pequenos você pode evitar calamidades e ajudar a salvar vidas (fonte: BEM SIMPLES):

1 – Não jogue lixo em rios, ruas e terrenos baldios;

2 – Denuncie aos órgãos responsáveis se souber de algum bueiro entupido, se notar derrubadas de matas e invasões em áreas de risco, terraplenagens ou aterros suspeitos;

3 – Não deposite entulhos em áreas públicas ou em rios. Entre em contato com a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana de sua região e solicite a ajuda da Operação Cata-Bagulho, que trabalha com a retirada de entulhos ou colocação de caçambas;

4 – Solicite limpeza nos cursos d’ água das regiões onde ocorreram enchentes;

5 – Se pretende efetuar alguma construção, não as execute sem licenciamento dos órgãos competentes e não aborde as encostas sem um projeto elaborado por profissional experiente, que apresente uma certificação aprovada pelos órgãos competentes;

6 – Não jogue restos do óleo de cozinha em qualquer lugar. Algumas prefeituras oferecem o serviço de coleta deste produto, que depois de recolhido, é encaminhado para a reciclagem e transformado em sabão, detergente e matéria-prima para fabricação de outros produtos.

Quando poluímos os rios, cortamos árvores em quantidade desordenada, acabamos não cuidando da natureza e desequilibramos o ecossistema e os fenômenos naturais se tornam mais intensos. Preservar o meio ambiente é preservar a nossa própria vida!

Related Posts with Thumbnails


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *