Você sabe como limpar seus móveis de madeira?

Móveis de madeira dão um ar charmoso e uma sensação de conforto ao ambiente. Mas é preciso saber a maneira correta de limpá-los. Primeiramente você deve perceber se o móvel é pintado, encerado ou envernizado.

Saber que uma madeira foi pintada é meio óbvio, porém é preciso ter alguns cuidados, pois alguns lustra-móveis e ceras podem danificar a cor do objeto. Limpe o móvel com um pano seco e passe o aspirador de pó com aquela escovinha que vem como acessório. De vez em quando você pode passar uma esponja umedecida para tirar manchas e marcas de dedo. Caso queria usar cera, aplique somente cera sólida, uma vez ao ano.

Em madeias envernizadas é possível utilizar qualquer lustra-móveis disponível no mercado. Os móveis envernizados, normalmente tem acabamento em cera, laca ou verniz. Para móveis mais antigos você deve aplicar a cera sólida para dar um acabamento mais duradouro do que a cera líquida. Não esqueça de usar luvas de algodão para não deixar marcas de dedo ao encerar o móvel. Uma dica é passar amido de milho sobre o móvel recém envernizado. Ele absorve a cera ou óleo em excesso e deixa a superfície mais brilhante e sem marca de dedos.

Já os móveis encerados requerem somente uma aplicação de lustra-móveis ocasional. Mas cuidado, nunca passe cera em um móvel encerado. Ela entope os poros da madeira, causando ressecamento e tornando-a quebradiça. Outra dica: para tirar manchas brancas, como aquelas deixadas por copos molhados, esfregue a área com um pano e um pouco de pasta de dente!

Móveis feitos de bambu, ratã ou vime devem ser limpos com aspirador de pó e a escovinha. Pode-se também de vez em quando, enxaguar esses materiais para que as fibras restaurem sua umidade.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *