Como deixar o ambiente quentinho nesse inverno?

Mobiliar uma casa é fácil. Decorar um ambiente é bem difícil. É preciso estudo, bom senso estético e uma certa sensibilidade também. Agora que estamos no inverno, usamos muitas roupas e não queremos sair da cama. Mas se você é o tipo de pessoa que ao pensar em voltar pra casa sentre um frio na espinha, cuidado, está na hora de deixá-la um pouco mais agradável e quentinha.

Mas deixar um ambiente mais cálido e agradável não é somente copiar tudo que se vê em revistas ou na internet. O espaço precisa ter a cara do dono, equilibrando as luzes e cores.

Com relação as cores, você não precisa redecorar todos os ambientes e ninguém está falando em reforma. Use cores quentes em objetos, almofadas, puffs, mantas e cobertas. Cores como tons de marrom, berinjela, azul, tijolo, vermelho, terracota e até mesmo o verde musgo irão proporcionar uma sensação de aconhego e bem estar no inverno.

As mantas deverão ser de tricô ou lã e podem ser colocadas em praticamente qualquer lugar. Nas costas dos sofãs, sobre os puffs, no pé da cama, onde mais elas possam esquentar quem estiver por perto.

Ambientes que possuam madeiras naturais ou pisos laminados também favorecem a essa maior sensação de ambiente aquecido. Unir isso a espaços com lareira então, fica ainda mais agradável. Altere a posição dos móveis para que fiquem em volta da lareira criando um cantinho bem aconchegante.

Caso sua casa não tenha lareira, ela poderia ficar um pouco desfalcada, mas saiba que atualmente existem muitas lareiras a gás e até mesmo portáteis! Então uma casa fria já não é desculpa para ninguém. Se o local onde você mora não faz frio por muito tempo e um projeto de uma lareira não caberia no orçamento, essa opção de lareiras a gás são muito bem vindas.

Outros elementos como almofadas, tapetes e cortinas também são fundamentais na decoração. Nessa época, sempre escolha tecidos como microfibra, veludo, chenille, tapetes com porcentagem de algodão, nylon ou lã e linho para as cortinas. E não se esqueça também de cobrir mesas de vidro. Se elas ficaram “nuas” a sensação se frio será passada pela dureza e transparência do material.

Quanto a iluminação, muito importante no inverno, em vez de acender as luzes do teto, opte por candeeiros em locais específicos dos cômodos, criando ilhas de conforto, sempre junto com todas as dicas aqui dadas anteriomente. Lâmpadas amareladas aumentam a sensação de conforto térmico. Mas não se preocupe, existem lâmpadas fluorescentes nessa tonalidade.

Você também pode utilizar velas espalhadas pelos ambientes, criando espaços íntimos e aconchegantes. Se preferir, também há a oção de velas aromáticas cujo aroma pode ajudar a aquecer a casa. Experimente chocolate, baunilha ou canela.

Últimas dicas. Ao usar tecidos felpudos, tapetes grossos e outros tecidos, fique atento ao pó e ácaros que podem se acumular pela casa, principalmente se você tem crianças em casa. Cuidado para na ânsia de fechar todas as frestas da casa, você não ficar com o ar parado sem circular. Isso é ainda mais propício para os vírus se instalarem na sua familía. Um pouco de ventilação cruzada pode dar um friozinho, mas é melhor do que ficar de cama por causa da gripe.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *