Qual a melhor decoração para a sala de jantar?

A família é grande, você gosta de receber os amigos, ou quem sabe não tenha muito espaço e é preciso dividir a sala de jantar com a de estar. São inúmeras as possibilidads para esse espaço. Porém com as casas e apartamentos cada vez mais pequenos, as salas de jantar acabaram perdendo seu espaço.

Mas não é por isso que você não tenha que decorar sua ambiente para reunir a família e ter uma boa refeição. Assim como a sala de estar precisa ser confortável, a de jantar precisa ser propícia para o convívio.

Para quem quer uma sala multifuncional, que divida espaço com a cozinha, ou com um escritório, a questão é planejamento. O espaço deve ser pensado para maximizar os usos e não dificultar a circulação. Por vezes só o uso de tapes diferentes já demarcam o espaço, mas você também pode utilizar biombos, portas de correr e até mesmo cortinas para separar cada ambiente. É bom também existir harmonia com as cores usadas para cada local.

Sentar ao redor da mesa significa que todos tenham espaço para circular, colocar as pernas e se levantar sem incomodar ninguém. Cuide para que o tamanho da mesa de adeque ao tamanho da sua sala. Posicionando a mesa sobre um tapete central ou no meio de uma janela já são bons caminhos para acertar na decoração.

Agora, outros itens imporantes são as cadeiras. Atualmente você pode utilizar modelos diferentes, poltronas, até mesmo cadeiras de um lado e um sofá do outro. Tudo gira em torno do conforto e inspiração. Os tecidos são os mais variados, desde capas laváveis, quando se tem crianças em casa, até couro ou camurça. Opte por bancos embutidos se seu espaço for pequeno ou até mesmo em charmosos bancos de madeira compridos se a famíla for numerosa.

Um detalhe sobre os tapetes. Eles devem ser sempre maiores que as as mesas, para que as cadeiras sempre fiquem sobre ele, mesmo quando puxadas para trás. A opção de usar ou não um tapete fica a critério do morador, mas saiba que dependendo do tecido ele pode ser difícil de lavar caso algum alimento caia sobre ele. Às vezes nem é bom usar tapete  para deixar o piso falar por si mesmo, caso ele seja feito para isso.

A iluminação também pede cuidados na sala de jantar. Quando possível, é bom ter uma certa variedade de opções para o ambiente. Algo mais claro para quando tiver uma festa, uma iluminação mais baixa para um jatnar romântico, ou mesmo luzes diretas em cima da mesa para favorer o diálogo entre os ocupantes. O uso de candelabros também fica muito charmoso em um jantar. Mas o carro chefe ainda fica com o lustre, ideal para qualquer tipo de sala de jantar.

Termine a decoração com alguns objetos pelo ambiente. Um arranjo floral no centro da mesa, objetos de viagens ao redor da mesa, em aparadores por exemplo e alguns quadros para dar um charme e cor para a sala. Mas não abuse, a sala de jantar por si própria é uma peça de decoração, então não a encha de adornos.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *