Paisagismo em áreas internas

Realmente é muito agradável você ter um espaço na sua casa, dedicado as plantas. Seja na sua varanda, embaixo da escada, perto da lareira ou mesmo em um cantinho do hall. Mas é importante saber como cuidar desse local para que não vire uma verdadeira dor de cabeça.

O paisagismo em áreas internas tem a função de compor a decoração do ambiente, com cores, formas e cheiros que proporcionarão leveza e dinamismo para sua casa. Contudo, para que haja harmonia entre o ambiente e o jardim interno, devem ser seguidos alguns pontos:

  • Finalidade do espaço, se vai ser um canteiro para plantar ervas e temperos ou simplesmente de contemplação;
  • As formas, cores e texturas predominantes no local, para que tenham uma relação com o entorno;
  • O estilo arquitetônico que será usado, se vai havar decks, prateleiras, chafarizes, etc.;
  • A iluminação existente, natural ou artificial;

Mas o principal fator que fará com que seu cantinho verde prospere, é entender que tipos de plantas usar e como usá-las. Existem plantas que adoram sol e precisam dele para se desenvolver. É necessário que “tomem sol” nas folhas e acumulem calor. Essas espécies de planta, ainda precisam de regas constantes, de 3 a 4 vezes por semana e adubação constante.

Uma boa pedida para áreas internas e para quem não tem muito tempo para cuidar de plantas, é a utilização de cactus na decoração. Eles são bastante resistentes e não precisam, nem gostam muito de água. Então se você acabar esquecendo de regar de vez em quando, eles não irão reclamar, pois utilizam a humidade do ar para se hidratar.

Caso opte por plantas de sombra, saiba que elas são um pouco mais delicadas. E sendo possível, é bom que tenha um solo diferenciado também, composto por serragem, húmus, alguns tipo de nutrientes em farelo, adequados às suas raízes finas e suas necessidades orgânicas. Os vasos para essas espécieis também devem possuir um bom dreno, permitindo que o excesso de água saia do vaso, caso contrário há grandes possibilidades das raízes apodrecerem causando doenças e a morte da muda.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *