Consumir verduras e chás faz muito bem para a saúde. Mas saiba que toda planta é tóxica, sendo que para se tornar um veneno, só depende do tamanho da dose.
Mas como saber se o que você compra ou planta em casa, faz mal para o seu corpo?
Muitas pessoas buscam nas plantas e ervas o caminho para a cura de pequenos males, emagrecimento ou apenas uma vida saudável. Mas o que poucos pensam é que consumir esses alimentos em excesso, pode fazer muito mal à saúde.
Antes de se deliciar com chás e saladas, devemos ter em mente que é preciso ter consciência do que é ingerido. Por causa das suas vitaminas e minerais, esses alimentos podem alterar o equilíbrio do nosso corpo e não devem ser consumidos indiscrinadamente. Nem mesmo a simples alface, por exemplo. Tida por muitos como “leve” e “sem graça”, por ter alta concentração de manganês, ela pode prejudicar o funcionamento da tireóide, atrapalhando o processo de emagrecimento, caso for consumida em grandes quantidades.
O agrião, muito rico em iodo, deve ser evitado por gestantes no primeiro e último trimestre de gestação, pois pode compromenter também a tireóide e induzir um parto prematuro.
Os chás, até mesmo como cultura dos mais velhos, para curar qualquer mal que possa ocorrer com o nosso corpo, desde dor de barriga até queda de cabelo, deve ser usado de forma consciente. Como regra, o consumo não deve ultrapassar 30ml para cada kg de peso. Outra dica é usar não somente folhas secas, mas também as frescas.
O uso não pode ser contínuo por mais de 21 dias. O corpo acaba se acostumando com as substâncias ingeridas e o efeito perde-se com o tempo. Faça pausas de uma semana a cada mês para que as células do seu corpo possam se renovar.
Outro exemplo, apesar de calmante e digestivo, o capim-limão, pode aumentar a acides estomacal e provocar azia.
No fim, a dica mais importante é ter bom senso e consicência de que qualquer alimento, se consumido em grandes quantidades, pode causar efeitos diversos e prejudicias a sua saúde. Quando houver dúvidas, consulte sempre um especialista.
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook