Iluminação natural eficiente!

Trabalhamos atualmente dentro de prédios fechados, muitas vezes sem a visão do exterior. Esse enclausuramento tem feito com que novas doenças e sintomas apareçam nos cupantes desses ambientes.

Estudos recentes mostram os efeitos que a falta de luz natural faz ao nosso corpo e uma nova doença tem sido estudada, a síndrome dos Prédios selados (Sealed Building Syndrome).

Pare um pouco e pense: no local onde você trabalha, é possível enxerguar o lado de fora? Existe alguma luminosidade vinda do sol? Ou você fica sob luz artificial o dia inteiro? Não interagir com o lado externo, proporciona uma redução dos estímulos necessários para que o nosso relógio biológico funcione naturalmente.

Estudos comprovam que o ser humono reage aos estímulos naturais, provocando a sensação de bem-estar. A luz do dia, é a fonte que mais nos afeta e que regula todo o nosso sistema, o apetite, sono e outras funções básicas. Já foi comprovado, que o uso de iluminação natural em ambientes de trabalho melhoram em até 40% a perfomance dos seus ocupantes. Porém, pelo Brasil ser um país tropical e a incidência solar ser muito forte, esse tipo de iluminação ainda não é muito utilizada.

Infelizmente, pela falta de bons materiais e até pela falta de informação, esse campo não é explorado. O uso da iluminação natural esbarra no problema direto da transmissão de calor para o interior dos edifícios, e por consequência, o desconforto térmico. A falta de uma ventilação adequada ou em outros casos, de um sitema de ar condicionado bem planejado, faz com que esse desconforto alcance níveis alarmantes.

Uma das saídas encontradas por arquitetos e engenheiros, para contornar essa situação, está sendo a utilização das chamadas lentes prismáticas. Elas conseguem, de maneira impressionante, distribuir a luz natural, de forma mais eficiente do que os materiais hoje existentes, como o vidro ou policarbonato, mas sem o ganho de calor excessivo.

Ao receber os raios solares, o painel de lentes prismáticas, consegue fragmentar esses raios, transformando-os em raios menores, distribuindo-os em várias direções, sendo que ao mesmo tempo, devolve cerca de 75% dos raios infravermelhos para a atmosfera. Ou seja, os raios que transmitiriam o calor para o interior da construção são refletidos.

Podendo ser usados em diferentes escalas, desde residencial, comercial ou industrial, esses painés tem vários benefícios, como a transmissão da luz solar mais eficiente, com conforto térmico, integração com o sistema elétrico, melhoria da perfomance do ar condiocionado e possibilidade de desligamento da iluminção elétrica por até 12 horas duranteo  horário de verão.

Se pensado desde o começo, o projeto luminotécnico, deve abranger o conforto visual  e térmico do trabalhador, diminuindo gastos e melhorando as condições de trabalho e a perfomance de todos. Cabe aos projetistas procurarem essas novas tecnologias, sabendo que a iluminação natural é extremamente viável.

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site:
http://www.giaco.me/lli/comer

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *