Você sabe replantar?

As plantas precisam de carinho como todos nós. Algumas pessoas levam jeito para o paisagismo, outras nem tanto. Mas é preciso ficar atento aos sinais que mostram a hora de trocar sua planta de lugar.

Como todo ser vivo, as plantas vão crescendo e chega um determinado momento em que os vasos onde elas foram plantadas já não são suficientes para o crescimento ideal delas. Veja algumas dicas de como fazer o replantio a seguir:

Quando as raízes estão muito grandes e ficam presas dentro do vaso, é hora de replantar em outro local. Assim ela pode se desenvolver mais e melhor. Mas como saber se sua plantinha se encontra nessa situação?

Para averiguar isso, segure a planta pela base do talo e dê uma volta tirando-a do vaso. Caso apareçam muitas raízes sem terra, já está na hora de replantá-la. Agora na primavera é o tempo ideal para fazer esse transplante, já que a planta está em um período de grande crescimento.

A primeira coisa a se fazer é obter um vaso de barro ou plástico, um pouco maior que o anterior, sendo de 2 a 4cm maior. Também é importante trocar a terra, ou adicionar adubo orgânico para que a planta tenha mais nutrientes para crescer forte e saudável. Coloque um manto de terra no fundo do novo vaso para ter uma boa drenagem. Após a terra, coloque alguns centímetros de adubo no centro e recubra com mais terra.

Uma boa dica é apertar o contorno do vaso firmemente com a mão, para fixar a mistura de terra e evitar que fiquem bolhas de ar no contato com as raízes.

Para favorecer um bom agarramento das raízes no solo, recomenda-se que a rega seja feita somente 24h depois do plantio. Durante esse dia, as raízes se abrirão a procura de água e isso ajudará na fixação da planta. Lembre-se também que é recomendável  esperar um mês antes de usar fertilizantes  em plantas recém plantadas.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *