Quais os tipos de tintas existentes no mercado?

Aplicar novas cores nas paredes da sua casa é o jeito mais fácil de mudar a cara da decoração. Mas antes de começar um trabalho de pintura, é importante conhecer os tipos de tintas existentes.

Ao repintar uma superfície, você deve, sempre que  possível, utilizar o mesmo tipo de tinta e não um tipo diferente. A seguir conheça alguns exemplos de tintas mais usadas atualmente.

Tintas a óleo podem ser diluídas em solvente, como aguarrás, e são genericamente conhecidas como esmaltes sintéticos. Elas são aplicadas normamente para proteger madeiras e ferros, como esquadrias de janelas e portas ou rodapés. Quando aplicar no exterior, opte pode modelos brilhantes, já que têm maior durabilidade. Antes de pintar pela primeira vez uma superfície, sempre passe um selador como base para a pintura.

Tintas acrílicas, apenas usadas para interiores, são solúveis em água. Apesar de ter brilho inferior que as esmaltadas, elas combinam vantagens como resistência à umidade, facilidade de aplicação, cheiro reduzido e secagem rápida. Outra vantagem dessa tinta é que, em madeiras ou paredes, ela pode ser aplicada sem a necessidade de um selador antes. Somente se forem aplicadas em superfícies metálicas que o uso do selador antes de pintar é indicado.

Tintas plásticas também são solúveis em água, facilitando a limpeza dos materiais usados para a pintura. Podem ser usadas em paredes externas, internas e tetos. Normalmente não são aplicadas em madeira. As primeiras demãos podem ser diluídas entre 10 e 20% de água. Nas últimas demãos, a adição de água, para facilitar a aplicação, também pode ser utilizada. Possuem acabamento fosco ou ligeiramente brilhante.

As tintas texturizadas, que imitam vários materiais, são sóluveis em água e são aplicadas em rolo ou com a trincha. São usadas para exteriores e interiores, sem a necessidade de selador. Possuem uma grande durabilidade e nas paredes externas, quando bem aplicadas, podem ficar anos sem precisar de uma repintura.

Em paredes de pedra ou cimento, principalmente em áreas externas com piscinas, são utilizadas as tintas de borracha clorada. Com grande durabilidade à corrosão, devem ser diluídas em solventes específicos.

Por fim, as tintas epoxi, são muito utilizadas para pintura de espaços sujeitos à ação de produtos químicos agressivos, como banheiros, garagens ou cozinhas. Após a aplicação e secagem, originam uma película com características semelhantes à de um material plástico, facilitando a limpeza. Possuem acabamento de alto brilho, meio brilho e fosco.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *