Como iluminar o jardim durante a noite?

Com uma iluminação adequada, seu jardim pode ficar até mais bonito à noite do que durante o dia. Poder apreciar um belo jardim durante a noite é muito agradável no verão.

Com temperaturas mais amenas, os finais de tarde podem ser aproveitados com a família ou amigos em um jardim iluminado, aproveitando o máximo da sua área externa.

Aproveitar para fazer um jantar ao ar livre ou somente sentar para conversar contemplando um belo jardim à noite é um grande prazer. Para isso, você precisa ficar atento a algumas regras de segurança e eficiência, assim como estética também.

A iluminação está presente em todo projeto, seja do arquiteto, decorador ou paisagista, pois é com a luz que podemos ver as formas e as cores, pois do contrário tudo seria escuro. E uma boa iluminação é imprescindível para um bom projeto. No caso do jardim externo, a luz dá vida, enfoca e realça aquilo que o paisagista quer dar destaque, ambientando e sofisticando o ambiente.

Dentro do paisagismo, cada espaço define um uso da iluminação diferente. Também deve ser levado em conta o uso do local, mas o principal fator é criar um ambiente de convívio e de lazer. Alguns detalhes são importantes de serem levados em conta, como conhecer os tipos de lâmpadas usadas e seus efeitos, pois há plantas mais sensíveis que outras.

As cores também são importantes. Luzes amarelas e verdes ajudam a reforçar o clima de natureza. Mas a voltagem da lâmpada e o direcionamento da luz deve ser pensado com cuidado. Os tipos de lâmpadas mais utilizadas hoje em dia são as alógenas, principalmente pelo seu baixo custo de implantação. Atualmente está sendo cada vez mais utilizada a iluminação em LED, por causa do apelo ambiental e baixo custo a longo prazo, economizando energia elétrica.

Existem vários tipos de iluminação e acessórios, como postes, espetos de jardim, luminárias embutidas, balizadores, arandelas entre outros. Eles são usados na iluminação de praças, dão destaque a escadas ou até mesmo podem ser direcionáveis para alguma planta específica.

Semana que vem o artigo continua com mais dicas para iluminação do seu jardim.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *