Dicas de sustentabilidade para sua cozinha

Atitudes sustentáveis devem fazer parte do nosso dia-a-dia e não somente quando somos lembrados sobre o assunto. Acostume-se a fazer dessas dicas uma rotina.

Ensine seus filhos e saiba que o melhor jeito de aprender é dando um bom exemplo dentro de casa. Essa semana as dicas são para a sua cozinha, confira!

Lembre-se que tendo ações que visem a sustentabilidade, além de ajudar o meio ambiente, você ainda economizará no seu bolso! Comece comprando somente produtos com selos de qualidade em eficiência energética.

Quando possível, racionalize o consumo de gás do fogão. Depois de prontos, não guarde os alimentos muito quentes na geladeira, deixe esfriar um pouco e guarde-os quando estiverem mornos ou frios. E ao invés de utilizar o microondas para descongelar a comida, planeje a refeição com antecedência e retire os alimentos do congelador para que descongelem naturalmente.

Verifique se a borracha de vedação da geladeira e do forno estão em boas condições. A dica é simplesmente colocar uma folha de papel entre a borracha e a porta. Ao fechá-la, o papel não pode cair nem ser retirando com muita facilidade. Quando isso ocorrer está na hora de trocar a vedação por uma nova.

Tenha também dois cestos de lixo, um para orgânicos e outro para embalagens recicláveis. Com o tempo você se acostuma a separar o lixo e se espantará com a quantidade material reciclável que produz todos os dias.

Isso também influencia na alimentação da sua família. Separando o lixo reciclável você perceberá o quanto de produtos industrializados são consumidos, como comida congelada e refrigerantes. Quanto mais produtos naturais forem consumidos, menos embalagens são utilizadas, menor é a quantidade de lixo produzida e a saúde de todos agradece.

Quanto tiver uma máquina de lavar louça, use-a apenas quando estiver cheia, optando por ciclos menores e com água fria. É aconselhável limpar um pouco os pratos, como passar um guardanapo usado para tirar a gordura em excesso, antes de colocar na máquina. Assim você facilita a lavagem e evita que os filtros e canos entupam com restos de comida.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *