Iluminação para seu jardim III

Um jardim bem cuidado sempre é um convite para aproveitar a área externa da casa. Além de trazer mais segurança, ele também transmite uma sensação de bem-estar.

Quando for iluminar seu jardim, procure quais lâmpadas estão disponíveis no mercado para depois ajustá-las à sua casa, adequando às suas necessidades.

Para deixar seu jardim iluminado de maneira uniforme, opte por uma iluminação usando postes e refletores. Mas, para valorizar alguma parte do jardim, como arbustos, uma obra de arte ou qualquer outro objeto, use uma iluminação com foco dirigido.

Uma opção de destaque é utilizar o modo “up light” como o da imagem, onde você coloca as luminárias embutidas no solo, valorizando árvores ou arbustos.

Outro modo para áreas externas é iluminação tipo “moon light”, ou seja, ter a sensação de como se a luz estivesse vindo da lua. Para isso, é necessário que as luminárias estejam presas nas copas das árvores ou em postes acimas dessas copas. 

Para marcar os caminhos ou escadas use os balizadores, luminárias de sobreposição, que podem ser embutidas no solo ou nos degraus. A técnica para destacar uma textura ou superfície com a luz chama-se “wall wash”, onde a luz praticamente “lava” uma parede, por exemplo.

Também existem opções de iluminação mais indireta, colocando as luzes em paredes ou locais mais altos, ou ainda em um estilo onde você pode brincar com as sombras, chamado de “backlight”.  Nesse último, as luminárias devem ser postas por entre as folhagens e folhas, para que as sombras e vultos da vegetação façam parte da decoração. Só tome cuidado para que o calor proveniente das lâmpadas não agrida as plantas.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *