O bom desempenho energético de uma edificação está relacionada com a orientação solar das fachadas. Sendo que em cada região do Brasil e do mundo, a situação geográfica interfere na radiação solar.
Logo, a iluminação natural também está relacionada com a localização da edificação. Para o olho humano, a luz natural é mais confortável. Portanto, além do fator de economizar em energia elétrica, utilizando janelas de forma correta, você está tornando os ambientes mais agradáveis ao usuário.
A luz artificial deve ser usada como complemento da luz natural para que o projeto tenha um melhor desempenho energético e de satisfação. Aliada a isso, pintar as paredes de cores claras, utilizar espelhos nos ambientes ajudam na reflexão da luz natural e ainda por cima aumenta a sensação de amplitude em espaços pequenos.
O gasto com iluminação artificial gera um alto custo mensal para edificios, procure contratar um profissional para fazer o projeto de iluminação e assim alcançar um eficiente. Existem estratégias, por exemplo, um sensor que desliga a iluminação artifical nas luminárias perto da janela, caso a iluminação natural esteja sendo suficiente. Criar circuitos diferentes e assim usar apenas o necessário é outra estratégia.
Por isso, um bom projeto, planeja, calcula e ainda especifica a melhor iluminação para seu edifício!
_
Fonte imagem: colunistas.ig.com.br
_
Comentários