O que siginifica IA e o TO?

Fonte: foxterciaimobiliaria.com.br/

Existem dois parâmetros que podem gerar alguma confusão dentro de um projeto de arquitetura. Um é a taxa de ocupação (TO), e o outro é o índice de aproveitamento (IA) ou coeficiente de aproveitamento (CA).

E o que seria TO?

A taxa de ocupação é a relação percentual entre a projeção do edifício e a área do terreno. Essa taxa representa a porcentagem do quanto a edificação está sobre terreno.

Portanto, a TO não está ligada diretamente ao número de pavimentos presentes no edifício, apenas terá influencia sobre a TO se os pavimentos superiores de alguma forma tiverem elementos que se projetam para fora do pavimento térreo.

E o IA?

O  índice de aproveitamento é um número que indica a quantidade máxima de metros quadrados que  podem ser construídos (somando, caso haja, as áreas de todos pavimentos).

O IA é um número que se multiplica pela área do lote. Cada município possui suas especificações. Em muitos casos, sacadas, garagens, beirais, áreas abertas, não são contabilizados.

E o que tem haver com meu projeto?

Cada município definem os limites máximos de acordo com o zoneamento da cidade.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *