Dicas para uma iluminação mais adequada em escritórios

 

As principais tarefas do dia-a-dia no trabalho são realizadas nos escritórios, nas mesas e  na frente do computador. Por passarmos muito tempo sentados, no escritório e em casa, para poder fazer uma escolha adequada o móvel deve ser funcional, ergonômico e, além disso, bonitos. Isso inclui também uma iluminação mais adequada.

Um ambiente mal iluminado dificulta qualquer trabalho, ele acaba exigindo mais esforço tendo como consequência cansaço físico e mental. Entretanto, abusar da iluminação também é prejudicial, pois há um maior ofuscamento pelas superfícies.

A primeira etapa é definir bem as funções desempenhadas em cada espaço. Cada espaço vai precisar de um tipo determinado de lâmpada e itensidade. Lâmpadas quentes com tons amareladas proporcionam maior relaxamento enquanto as frias tem valor estimulante.

A norma da ABNT prevê uma iluminação entre 500 a 600 Lux por estação, equivalente a duas lâmpadas fluorescentes de 32 watts. Leve em consideração as superfícies refletores (mesas, paredes), as janelas (iluminação natural) como também os monitores.

Aposte em luminárias individuais, dimmers para regular a intensidade de luz e também em acionadores independentes, isto é, caso as mesas perto da janela estejam bem iluminadas pelo área exterior, desligue as luminárias correspondentes. Isso é tornar seu sistema de iluminação muito mais eficiente!

 

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

 

 

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *