Nas construções à beira mar devemos ter cuidado com o ferro e aço da construção. Esses materiais são facilmente atacados pela maresia.
Para proteger os ferros da estrutura de concreto seguir a risca as normas de cálculo para cobri-las, onde se especifica um volume bem maior de cobertura para os terrenos litorâneos, o que ajuda a amenizar ações da maresia. Notamos o desgaste quando o reboco começa a despregar.
Nas esquadrias de alumínio o surgimento de pontos brancos é sinal do ataque e, nas ligas de ferro e aço ocorre ferrugem. Nas madeiras compensadas surge o apodrecimento.
Para enfrenta-las devemos usar madeiras de boa qualidade como Pinho de Riga e Maçaranduba. Papéis, borrachas, plásticos e materiais sintéticos são opções a serem usadas, sempre que possível porque não sofrem deterioração da maresia. O aço deve ser pintado com tinta especial contra ferrugem e o ferro deve seguir a mesma dica.
Todo esse cuidado de nada adianta se não houver uma manutenção periódica das estruturas porque devemos levar em conta que a maresia acelera a formação da ferrugem, pois a névoa úmida e fina se infiltra por todo o litoral.
Imagem: maisarquitetura
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid