Um estudo feito pela Aon Hewitt constatou que empresas com alto nível de engajamento são 78% mais produtivas e 48% mais rentáveis. Você quer isso para a sua empresa? Bem, boa parte desse engajamento está relacionada a um bom ambiente de trabalho.
Veja aqui algumas dicas:
Integração
Promova palestras, debates e reuniões sobre os rumos da empresa, isso vai fazer com que todos se sintam parte do processo de crescimento da companhia. E claro, encontros mais informais — como os tradicionais happy-hours — também melhoram as relações entre as pessoas.
Valorização das pessoas
Esteja sempre atento aos trabalhos executados, reconheça e recompense o responsável. Isso motiva toda a equipe. Consistência nessas políticas vão gerar muita credibilidade.
Crescimento profissional
A empresa pode contribuir para o crescimento do profissional, incentivando a sua participação em workshops, cursos, palestras etc. Além de o colaborador se sentir valorizado, a empresa também se beneficia com a sua capacitação.
Arquitetura
O local de trabalho é onde as pessoas passam a maior parte do dia, dê atenção a esse espaço, cuide para que tudo seja harmônico, da disposição dos móveis às cores das paredes: isso fará com que seus colaboradores fiquem à vontade para trabalhar na sua empresa.
Mobilidade
Chegar na sua empresa não pode ser um transtorno. Escolha um local onde colaboradores e clientes não tenham problemas para estacionar os seus veículos ou chegar com transporte público.
Infraestrutura
Além de poder estacionar, o seu colaborador precisa ter opções para fazer suas refeições, uma pausa para um café ou mesmo um happy-hour com a sua equipe. Procure instalar a sua empresa em locais que ofereçam essas facilidades na região: isso proporciona um grande aumento na qualidade de vida.
Alguns outros indicadores também estão relacionados a um bom ambiente de trabalho: diminuição da rotatividade dos colaboradores, retenção do conhecimento, atração de talentos, melhor atendimento aos clientes por parte dos colaboradores e muito mais.