O jardim com girassol!

O girassol é plantado em grande escala para a produção de óleos e grãos, mas é também utilizado na ornamentação de jardins e em arranjos para decoração. O peculiar movimento de girar sua inflorescência em direção ao sol inspirou o nome desta planta de proporções exageradas que pode chegar a 1,80 m de altura. Por isso, a partir de técnicas de cultivo e de melhoramento genético, surgiram versões de girassóis menores, mais compactos, que podem ser cultivados em jardins e em vasos.

O cultivo do girassol não apresenta muitos segredos, basta observar alguns detalhes:

  • O local deve ser bem ensolarado com, no mínimmo 4 horas de sol direto, todos os dias
  • Por ser uma planta anual, recomenda-se o plantio a cada ano
  • O solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado
  • Recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivda em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresenta-se totalmente seca
  • Adubar periodicamente garante uma planta com floração abundante e saudável
  • Dificilmente o girassol apresenta problemas com pragas e doenças. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas, mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.

A planta é hoje cultivada em muitos lugares e sua importância é renovada pela crescente busca por fontes renováveis de energia. Além disso, ela traz alegria a qualquer jardim! Tenham todos uma ótima semana!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *