Vale a pena investir em imóveis na planta?

Seja para morar ou aumentar a renda, o investimento em imóveis na planta é uma modalidade que está crescendo e se tornando uma tendência no mercado imobiliário. Se antes os investidores preferiam imóveis prontos, pela maior garantia de segurança, hoje já é possível obter uma maior rentabilidade com os imóveis que ainda não saíram do papel.

É comum que muita gente ainda pense que investir em imóveis na planta é um investimento de risco, devido às incertezas em relação ao futuro da economia, à reputação das construtoras e até mesmo por desconhecer todo o processo de aquisição. Apesar disso, com planejamento e estudo de mercado é possível obter diversas vantagens ao comprar um imóvel na planta. Confira as principais!

Menor preço de compra

Se comparado com imóveis prontos, os imóveis na planta apresentam um menor preço de compra, já que com uma boa negociação é possível garantir descontos que geralmente variam de 20% a 40%. O menor preço de compra, aliás, pode ser considerada a principal vantagem que mais atrai investidores para essa modalidade.

Valorização

No mercado imobiliário, um imóvel pronto sempre apresenta valores mais altos, seja para venda ou locação. Dessa maneira, quando o imóvel for concluído, ocorre uma valorização de cerca de 30%, dependendo da cidade e região. Além disso, os imóveis na planta costumam ser construídos em bairros com grandes chances de crescer e se desenvolver, o que valoriza ainda mais o imóvel quando a construção for finalizada.

Pagamentos facilitados

Investir em imóveis na planta possibilita que você tenha mais tempo para se planejar e começar a pagar. Isso porque as construtoras costumam ser mais flexíveis, permitindo que a entrada seja parcelada durante o período de construção do imóvel. O restante do pagamento pode ser quitado ou financiado, com condições facilitadas e baixa correção monetária.

Instalações novas e modernas

As novas construções imobiliárias tendem a utilizar técnicas e materiais mais modernos, garantindo que toda a estrutura do imóvel seja de alta qualidade e com menores custos de manutenção. Esse diferencial, além de agregar maior valor ao imóvel, é capaz de oferecer mais conforto e praticidade aos futuros moradores.

Menos burocracia

O processo de documentação e escrituração de um imóvel pronto pode ser bastante complicado, devido à questões jurídicas e cíveis dos antigos moradores. Por outro lado, investir em imóveis na planta garante mais segurança e menos burocracia em relação ao registro do imóvel em seu nome, já que o empreendimento nunca teve outro proprietário.

Cuidados ao investir em imóveis na planta

Apesar de ser vantajoso, é preciso tomar alguns cuidados para que você não acabe fazendo um mau negócio e tendo prejuízo financeiro. Confira o que você deve fazer!

 

  • Verifique a reputação da construtora: para que não haja riscos de a obra ser interrompida por falta de recursos ou para que não ocorram atrasos muito longos, é importante fazer um estudo sobre a construtora responsável pela obra, verificando o histórico de construção e sua reputação no mercado.

 

  • Conheça muito bem os valores a serem pagos: mesmo com preços atrativos, é importante que você tenha conhecimento de todos os valores que devem ser pagos, incluindo taxas, juros, reajustes, etc. Isso evita que você comprometa seu orçamento e tenha uma surpresa lá na frente.

 

  • Leia e releia o contrato: antes de fechar negócio, leia todas as cláusulas do contrato com muita atenção e, se possível, conte com a ajuda de um advogado. Além disso, registre todas as etapas referentes à negociação.

Quer continuar conferindo dicas sobre investimento e mercado imobiliário? Acesse nosso blog e nos acompanhe pelo Facebook e Instagram para ficar por dentro!

Related Posts with Thumbnails