Todo mundo sabe que muitos apartamentos diminuíram de tamanho ao longo dos anos, mas você sabe o por quê? Principalmente para reduzir despesas e aproveitar ao máximo os espaços disponíveis.
E com esse encolhimento de medidas, o mercado imobiliário e as tendências de arquitetura também mudaram. A seguir veja o que realmente mudou nos apartamentos atuais.
Antigamente um condomínio surgia quando um grupo de pessoas comprava um terreno e juntas construíam os apartamentos, através de uma construtora. Assim surgiam muitos edifícios pelas cidades. Hoje, existe a figura do promotor imobiliário, que também constrói imóveis, mas procura reduzir despesas com a construção e tirar o maior proveito possível da área disponível, visando sempre o lucro.
Os cômodos perderam espaço, principalmente a cozinha e o banheiro, que são áreas molhadas, onde as instalações hidráulicas e o revestimento custam mais caro.
Você lembra do bidê no banheiro? Quase não se usa mais esse item, que foi substituído pela ducha higiênica, diminuindo o custo do empreendimento e também a área do banheiro.
O pé-direito – altura do chão até o teto do apartamento – também diminuiu, por uma questão de redução das despesas da obra. Outro fator que motivou essa ação foi a de construir mais unidades, dentro da altura máxima permitida para o prédio na área onde foi construído, segundo o código de obras da cidade.
O quarto da empregada também praticamente deixou de existir, tanto pelo fato de contenção de despesas, como pela perda do hábito da contratação da profissional residente. Esse cômodo foi reduzido ou eliminado dos imóveis nos últimos anos. Por vezes, esse ambiente deu lugar a depósitos, ou como uma opção de quarto reversível, que pode ser transformado em escritório, de acordo com a preferência do comprador. Muitas vezes, nem se dá pelo fato da preferência, mas sim da necessidade de mudar o uso do espaço, pois para um quarto a área se torna muito pequena.
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook